top of page

YVES SAINT LAURENT BEAUTÉ LANÇA PROGRAMA “ABUSO NÃO É AMOR”

Atualizado: 10 de ago. de 2023

Para alertar sobre os nove sinais de abuso em relacionamentos, a marca ativou mais de 500 espaços nas principais capitais do Brasil


A marca de beleza Yves Saint Laurent Beauté promove campanha para “Abuso Não é Amor”, programa global que visa prevenir e ajudar a combater a violência praticada pelo parceiro íntimo (VPI), que acaba de ser lançada no Brasil em parceria com o Instituto AzMina, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a igualdade de gênero.


A campanha, lançada oficialmente dia 12 de junho, tem como objetivo gerar conscientização no dia marcado por manifestações de amor. Em todo o mundo, o Dia dos Namorados é o dia em que os casais celebram sua união, trocam presentes e compartilham declarações de amor. O Dia dos Namorados é também o dia em que, em muitos lugares do mundo, há um aumento da violência por parceiro íntimo, em alguns países o crescimento desse tipo de violência chega a 20% *.


A ativação conta com mais de 500 espaços de divulgação nas principais capitais do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, por exemplo, a campanha está presente nos mobiliários urbanos (relógios e terminais de metrôs, trens e ônibus) e monitores de 450 salões de beleza, assim como adesivação nos principais shoppings da cidade, JK Iguatemi, Cidade Jardim, Pátio Higienópolis e Eldorado. Já no Rio de Janeiro, são mais de 10 painéis em ruas e bancas, 100 monitores em salões de beleza e 100 faces de mobiliários urbanos estáticos, além de adesivação nos shoppings Rio Sul, Shopping Leblon, Rio Design Barra, Shopping Tijuca e Plaza Niterói.


“Segundo pesquisa da OMS, a violência por parceiro íntimo (VPI) continua sendo uma das formas mais comuns de violência contra as mulheres, com quase 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo sofrendo VPI e/ou violência sexual pelo menos uma vez na vida. No Brasil, pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, cerca de 29,1 milhões de pessoas afirmaram ter sofrido algum tipo de violência e, quando falamos de mulheres, 52,4% das agressões são praticadas pelos parceiros íntimos. Em YSL, acreditamos muito no apoio à liberdade e à independência das mulheres e esses dados só nos confirmam que precisamos, mais do que nunca, promover a conscientização e alertar as pessoas”, explica Sabrina Zanker, diretora geral da L’Oréal Luxe no Brasil.

Para dar suporte às vítimas de relacionamentos abusivos e aqueles que procuram se tornar aliados, a marca criou o site oficial do programa Abuso Não é Amor, onde oferece treinamento e recursos educacionais gratuitos. A ferramenta de treinamento ajuda as pessoas a entenderem os nove sinais** e a natureza multifacetada dos relacionamentos abusivos e disponibiliza orientações sobre como abandonar a situação ou ajudar um(a) amigo(a) a sair da situação de abuso. Mais informações estão disponíveis no site do programa.



Além disso, como parceiro oficial da Yves Saint Laurent Beauté no Brasil, o Instituto AzMina disponibiliza um aplicativo gratuito de enfrentamento à violência doméstica, o PenhaS (disponível para Android e IOS). Como parte da ação de Abuso Não é Amor, o aplicativo está sendo utilizado para compartilhar informações e um mapa com os serviços públicos de atendimento às vítimas de violência em todo o Brasil, assim como acolher e orientar, junto à equipe AzMina, mulheres de todo o Brasil dispostas a ajudar mulheres em situação de violência. As usuárias podem escolher até cinco pessoas de sua confiança para serem acionadas em caso de emergência.

No lançamento oficial de Abuso Não é Amor, Yves Saint Laurent Beauté ainda realizou um talk com a presença da diretora geral da L’Oréal Luxo, Sabrina Zanker, da escritora e psicanalista Manuela Xavier, da psicóloga Ada Rodrigues, da atriz e embaixadora YSL Marina Ruy Barbosa e da diretora do Instituto AzMina, Marília Moreira, para apresentar a campanha, comunicar os principais sinais de abuso e convidar as pessoas a se apoiarem para combater relacionamentos abusivos. Nas redes sociais, a campanha conta com Marina Ruy Barbosa como principal voz para compartilhar casos de relacionamentos abusivos vividos por diversas mulheres e alertar as pessoas sobre os sinais, divulgados em suas redes sociais.



O programa Abuso Não é Amor foi lançado, globalmente, em 2020 com três grandes parcerias com organizações sem fins lucrativos nos Estados Unidos, Reino Unido e França. Este ano, o programa expandiu seu alcance para incluir parcerias de base em 25 países, sendo o Brasil um deles. Essas parcerias locais se concentram principalmente em oferecer sessões educativas sobre os nove principais sinais de VPI e conscientizando sobre como intervir quando um ente querido está em um relacionamento abusivo. Até agora, mais de 500.000 pessoas foram treinadas pelas organizações parceiras ou líderes do projeto no grupo L’Oréal ao redor do mundo (incluindo 4.716 pessoas nas equipes do grupo L'Oréal e Yves Saint Laurent Beauté), com a meta de treinar 2 milhões de pessoas até 2030.

Os 9 Sinais de um relacionamento abusivo são 1) Ignorar: quando o abusador usa a própria raiva como uma oportunidade para punir seus parceiros, ignorando-os propositalmente; 2) Chantagear: quando o abusador diz que vai abandonar a pessoa ou expor segredos se não fizer algo ou recusar algo; 3) Humilhar: quando o abusador insulta o parceiro, fazendo-o se sentir mal; 4) Manipular: quando o abusador usa os sentimentos do parceiro para que eles ajam de certa maneira; 5) Mostrar ciúmes excessivo: quando o abusador suspeita de tudo que o parceiro diz ou faz, além de querer atenção total; 6) Controlar: quando o parceiro controla tudo do parceiro, o que veste, o que faz, etc; 7) Intrusão: quando o abusador quer se intrometer nas coisas pessoais do parceiro, como mensagens ou redes sociais; 8) Isolar: quando o abusador isola o parceiro da família e amigos; 9) Intimidar: quando o abusador coloca medo em você e o que faz.

* On Valentine's Day, domestic violence increases by 20% compared to the average, according to a study by the University of Calgary, Canada, in 2017.



Por,

Gisele Barros

Especialista em Perfumaria

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ



Comments


bottom of page