top of page

VOLLMENS CRIA UMA COLEÇÃO DE FRAGRÂNCIAS QUE RESGATA O PODER OLFATIVO DA NATUREZA NA PERFUMARIA

A casa de fragrâncias de raízes brasileiras apresentou na In-Cosmetics 2023 o conceito Converscent, que busca olhar para tecnologia como forma de reabilitar aos seres humanos e a natureza.



Vollmens Fragrances realizou no dia 28 de setembro um evento exclusivo para mídia especializada e influencers em seu estande na In-Cosmetics dentro do conceito “Converscent”, que traz uma reflexão complexa sobre um futuro próximo, considerando a relação interespécies (humanos x natureza), buscando uma maior conscientização sobre como será a perfumaria de amanhã, tendo em mente o respeito com o planeta.



“Quando mergulhamos nesta tendência de Converscent e estudamos suas nuances, dados e movimentos de mercado, primeiro olhamos para realidades futuristas, trazendo o convite para os “Cheiros do Futuro” na FCE Cosmetique. Porém, no atual momento da Vollmens, em que seguimos construindo nossa política de ESG com muita dedicação, nossos sentidos foram guiados para essa conexão especial que a natureza realiza entre as suas raízes, buscando nutrição e prosperidade, formando uma grande rede interconectada, onde as espécies beneficiam umas às outras para manter o equilíbrio de todo um ecossistema. Este olhar nos trouxe a reflexão sobre da necessidade de uma sociedade que se conecte verdadeiramente, visando o bem comum de todos os seres vivos do planeta, se quisermos continuar prosperando como espécie”, contribuiu Natália Mendes, Gestora de Comunicação e Relações Internacionais.


Foto: Perfumistas Alfredo Monteiro, Juliana Tolotti e Edison Fujita (Da esquerda para a direita)

Tendo em mente pesquisas recentes que deixam de olhar para o ser humano como uma raça soberana e começam a trabalhar mais em colaboratividade com todas as espécies e, inspirados pela conexão e pela inteligência ancestral das florestas, a Vollmens Fragrances propôs uma reflexão sobre o uso consciente de recursos naturais.



Considerando 4 espécies de plantas que estão extintas ou ameaçadas de extinção, entre elas, guaiaco, pau rosa, sândalo e baunilha, os perfumistas da casa, aliados à tecnologia, criaram acordes que recriavam os cheiros dessas matérias-primas utilizando ingredientes alternativos. Cada perfumista foi responsável pela criação de uma coleção de 3 fragrâncias, que resgatam o poder olfativo da natureza e, que foram apresentadas em diferentes aplicações, sendo elas: perfumaria fina, loção corporal e sabonete em barra.


Fotos: Corners Vanilla e Guaiac



Fotos: Corners Rosewood e Sandal



Durante o evento, fomos convidados a vivenciar uma imersão sensorial e olfativa pelos quatro cantos do estande, denominados de “Corners Olfativos”, onde dentro da temática de cada matéria-prima, nos encantavam com toda a linda decoração repleta de cores, cheiros, frases reflexivas e uma intensa conexão com o ingrediente. Os Corners foram divididos em: “Link Sandal” assinada por Juliana Tolotti, ”Link Rosewood” criação de Edison Fujita, “Link Vanilla” de Luciana Bergamasco e “Link Guaiac” por Alfredo Monteiro.


Vamos conhecer os protagonistas e as fragrâncias?


Link Rosewood (Pau Rosa) – Perfumista Edison Fujita



Segundo o Perfumista Edison Fujita, o Pau Rosa foi uma das primeiras matérias-primas que conheceu na perfumaria e para ele, esse ingrediente é surpreendente, pois é composto por diversas notas: amadeirada, floral, cítrica e frutada.


As fragrâncias criadas por ele foram:



VOLL PARFUM NATURAL LINK – Perfumaria Fina

Uma fragrância aromática fougére, onde o acorde de pau rosa se funde ao frescor dos cítricos e acentua as notas florais e aromáticas. Aperfeiçoando essa experiência perfumada, as notas de fundo combinam madeiras ao dulçor da baunilha e encerram, com perfeição, essa conexão ímpar e emocionante.


VOLL BODY OPULENT LINK – Hidratante corporal

Fragrância chypre floral, em que o acorde de pau rosa se conecta a uma abertura vibrante e cítrica e a um inebriante jardim existente em suas notas de corpo, trazendo a pura elegância cremosa da natureza ao se deparar com toques doces, quentes e almiscarados de suas notas de fundo.


VOLL BENEFIT SOAP PURE LINK – Sabonete em barra

Nessa fragrância aromática floral de naturalidade vívida e deliciosa, o acorde de pau rosa abraça os cítricos frutados e as notas aromáticas de forma elegante e sofisticada. Suas distintas notas de corpo se fundem com uma perfeição natural e entregam uma mistura florida, apetitosa e vibrante. Por fim, a cremosidade confortável da madeira aveludada se conecta ao requinte úmido do musgo para juntos coroarem essa pintura colorida e perfumada.


Link Sandal (Sândalo) - Perfumista Juliana Tolotti



Tendo o sândalo como seu ingrediente favorito, a perfumista Juliana Tolotti trabalhou esse acorde super versátil nas diversas categorias.


Vamos conhecer as fragrâncias?



VOLL PARFUM GOLDEN LINK – Perfumaria fina

Para essa composição, ela trouxe a cremosidade do sândalo em uma fragrância oriental amadeirada. As notas de saída desta criação trazem uma junção de brasilidade delicada, com a pimenta rosa, que se une às notas mais densas como o cacau. As notas de corpo formam um emaranhado de possibilidades com a sutileza da rosa envolta em notas de caramelo, finalizando com o toque balsâmico do benjoim e as notas facetadas de sândalo e âmbar.


VOLL BODY MYSTICAL LINK – Hidratante corporal

A perfumista quis trazer o acorde cremoso de sândalo envolvido por deliciosas notas frutadas. Nessa fragrância oriental frutal, uma maçã caramelizada é servida com abacaxi e laranja amarga, como uma celebração refinada que acaricia a pele com elegância, enquanto o conforto convidativo da madeira de cashmere se conecta a um perfumado e belíssimo buquê de jasmim manga coberto por notas lactônicas.



VOLL BENEFIT SOAP MAGNETIC LINK – Sabonete em barra

Essa fragrância oriental amadeirada combina o conforto e a cremosidade do sândalo com a parte incensada de rituais que a madeira também traz. Este elixir perfumado e convidativo se mescla com notas de fava tonka e surpreende em blooming com uma explosão floral e marcante de íris e flor de heliotropo.


Link Guaiac (Guaiaco) – Perfumista Alfredo Monteiro



Para o perfumista Alfredo Monteiro, o Guaiaco é considerado uma matéria-prima mística e pensando na sustentabilidade, a ideia foi recriá-lo através dos ingredientes alternativos para utilizá-lo nas composições.


Saiba maiores detalhes sobre as fragrâncias:



VOLL PARFUM MAJESTIC LINK – Perfumaria fina

Uma fragrância amadeirada especiada, com uma abertura fresca e harmoniosa, onde o grapefruit, o alecrim e a pimenta rosa flertam cintilantemente. Suas notas de corpo reforçam o lado hipnotizante da composição com uma dose precisa e simétrica de patchouli e cashmere. O acorde de guaiaco se une a uma raiz almiscarada de vetiver para finalizar essa criação de forma marcante.


VOLL BODY TROPICAL LINK – Hidratante corporal

Fragrância Frutal amadeirada que combina tropicalidade à harmoniosa madeira de guaiaco. Esta criação envolve a pele com um toque sutil do protagonista e ganha um frescor frutado que realça a hidratação. No embalo desta conexão audaciosa e harmônica, sua abertura, como uma salada de frutas que dá água na boca, traça o caminho até um jardim florido que repousa à beira de um bosque de guaiacos e patchoulis densos e marcantes.



VOLL BENEFIT SOAP NOBLE LINK – Sabonete em barra

Enaltecendo a beleza revigorante presente no momento do banho, as notas de saída dessa fragrância floral aromática de anis, alecrim e lavanda, em harmonia, exalam um frescor natural de limpeza. Suas notas de corpo são constituídas por rosas, patchouli e cedro, cuja combinação enaltece a característica olfativa da árvore protagonista. Por fim, suas notas de fundo são constituídas por almíscar e o acorde de guaiaco, que entregam uma confortável elegância a este buquê.


Link Vanilla (Baunilha) – Perfumista Luciana Bergamasco



A perfumista Luciana Bergamasco não pôde comparecer ao evento, mas todas as suas criações foram lindamente apresentadas.


Foi trabalhado o lado mais sofisticado da baunilha, trazendo um olhar mais elegante, com uma baunilha mais robusta para as criações.


Conheça as criações:



VOLL PARFUM SILK LINK - Perfumaria fina

Em um contraste curioso e disruptivo, essa fragrância floral amadeirada musk se abre com notas de raspas de tangerina e o toque aguçado da geleia de framboesa. Seu corpo, repleto de sensualidade, nos presenteia com um vinho de damasco que entra em cena para trazer requinte e ativar emoções, combinando com os acordes florais e de íris, que trazem sofisticação com toques levemente animálicos. Por fim, ela instiga interesse no contraste disruptivo e cheio de mistério presente no acorde de baunilha e ambergris.


VOLL BODY DELICATE LINK – Loção hidratante

Se abrindo com notas frutadas de nêspera, groselha negra e ameixa, de forma aconchegante ela cria uma ponte para se unir a rosa, jasmim e um toque de avelã que alegram e dão vida à fragrância. A sensualidade e o mistério da composição são embalados pelo acorde de baunilha e a inspiração da sobremesa koban-dravina (doce de amendoim caramelizado da Ilha de Madagascar). Finalizando com conforto e enaltecendo a nobreza dessa criação, o toque de cacau e âmbar cinza entram para atenuar o lado enigmático.



VOLL BENEFIT SOAP SWEET LINK – Sabonete em barra

Com notas de saída que trazem cor e alegria, ela se abre com frutas amarelas e cítricas que vão se conectando, divertidamente, com uma deliciosa framboesa e as perfumadas flor de laranjeira e íris. Harmonizando com refinamento esta delícia perfumada, o acorde de baunilha liga esse doce pomar até suas notas de fundo, aonde um algodão doce coberto de açúcar queimado dita a festa de forma doce e acolhedora.



Como resultado de um trabalho à quatro narizes, fomos surpreendidos por uma bela fragrância oriental amadeirada, a VOLL PARFUM MYSTICAL ELIXIR, resultado da cocriação dessas quatro almas, que conectadas e inspiradas pela conexão ancestral das florestas e mesclando os quatro elementos, deram origem a uma belíssima composição, que combina o acorde de pau rosa e sua rara tenacidade, com o acorde de guaiaco, que entrega sua intensidade com uma pitada de ousadia. O acorde de sândalo se une intimamente ao misterioso e encantador acorde de baunilha, resultando em um elixir, que nos conecta a tudo e a todos para reafirmar, desta forma, que a vida e a felicidade apenas atingem um sentido maior se compartilhadas.



Dentro dessa vivência, tudo se conectava, através não só da arquitetura e design do stand, como também das pessoas presentes no evento, além de uma super experiência artística que nos permitia expressar nossas emoções e aumentava nossa conexão através de uma linda rede repleta de cheiros, cores e sensações, dando origem a uma colorida mandala. Projeto assinado pelo artista Felipe Pelikian da @TeiaUrbana.


Que possamos nos conectar com essa consciência maior, considerando um futuro próximo, para que tenhamos esse olhar diferenciado e atento para a perfumaria, buscando na sustentabilidade aliada à tecnologia, novas oportunidades de trazer novidades com muita inovação, respeitando as vidas e o planeta.



Agradeço ao time da Vollmens pelo convite e por me permitir navegar por esse universo perfumado trazendo um olhar para um futuro cada vez mais consciente.





Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




Comments


bottom of page