Uma reflexão sobre tradição e inovação, elegendo matérias-primas usadas desde muito tempo na perfumaria, harmonizando-as a moléculas sintéticas ultra modernas para a criação de fragrâncias
Longevidade e bem-estar estão intrinsicamente ligados à qualidade de vida. Para nos mantermos saudáveis, dependemos de um equilíbrio harmonioso entre corpo e mente, onde a qualidade dos cuidados diários reflete diretamente na saúde e na felicidade ao longo dos anos.
Na era da longevidade, a beleza passa a incorporar uma abordagem multifacetada que cuida, não apenas da aparência externa, mas, também, da saúde interna e das escolhas de estilo de vida.
Esse ano, a Vollmens vem falando de uma tendência que vai tratar sobre a preocupação com o bem-estar físico e mental dos consumidores. Sendo assim, a empresa apresentou durante a in-cosmetics Latin America 2024, um conceito sobre longevidade, beleza e cuidado em todas as fases da vida.
A partir do desdobramento da tendência Felicitá, que dentre os seus pilares considera a alegria capaz de nos ajudar a lidar com situações complexas, além de ser a emoção que, em meio a crises, nos mantêm saudáveis, a Vollmens apresentou, criações para perfumaria fina e bases cosméticas inspiradas na Face Mutável da Beleza, na Era da Longevidade.
Mudanças frente à beleza vem ocorrendo ao longo dos anos, alterando a mentalidade e expectativas dos consumidores, provocando a indústria a um ponto de virada crucial, que acolhe a beleza nas diversas fases da vida, celebrando a jornada de cada pessoa e as mudanças que surgem ao longo do caminho.
Conceito do stand
Para exemplificar o tema apresentado no stand da Vollmens na in-cosmetics 2024, uma árvore da vida trouxe toda a representação, onde foi possível observar o seu crescimento, invadindo a parte interna do stand, florescendo nas paredes e mostrando o caminhar da vida.
Considerando a temática da Face Mutável da Beleza, na Era da Longevidade e a mudança nos padrões de beleza atuais, com as pessoas abraçando a ideia de cuidar também do mental e do emocional, a indústria se encontra no momento de entender a necessidade desse consumidor para propor produtos e inovações que tragam as soluções que eles buscam, ajudando em todas as fases da vida.
Para embasarem seus estudos, a Vollmens se baseou em uma pesquisa do jornalista Dan Buettner da National Geographic sobre as zonas azuis, que são regiões do mundo onde as pessoas têm a maior expectativa de vida, vivendo até os 100 ou mais de 100 anos. Tendo como referência o documentário Live to 100 (Como Viver até os 100), eles chegaram a 4 pilares principais, que vão guiar as nossas escolhas ao longo da vida para que tenhamos uma expectativa de vida mais alta, sendo eles: a perspectiva positiva, a conexão, o movimento e a alimentação mais saudável.
Construções Olfativas
“Motivada em contribuir com estratégias que melhorem a saúde física e mental dos consumidores ao longo da vida, a Vollmens propõe uma reflexão sobre tradição e inovação, elegendo matérias-primas usadas desde muito tempo na perfumaria, harmonizando-as a moléculas sintéticas ultra modernas para a criação de fragrâncias”, comenta Angelina Moryama, Diretora Comercial e Marketing da empresa.
Os protagonistas
Unindo a perfumaria clássica à moderna, a Vollmens apresentou a combinação de ingredientes clássicos e naturais com ingredientes modernos e sintéticos e cada um dos perfumistas trabalhou em 2 bases com composições específicas, para criar experiências sensoriais únicas, sendo elas uma base de perfumaria fina e outra em uma base cosmética.
Para o perfumista master Edison Fujita foi proposto trabalhar com o vetiver, uma nota amadeirada mais esfumaçada junto com uma molécula sintética frutada, responsável pela nuance de pera.
A fragrância cítrica amadeirada PURE PURPOSE, realiza uma fusão entre os tempos, trazendo a harmonia perfeita entre o passado e o futuro. De abertura moderna e contagiante, ela combina notas cítricas, frutadas e picantes, com um corpo que une notas florais e aromáticas a um fundo de musk, baunilha e vetiver. Uma fragrância que entrega positividade e alegria junto com a nobreza clássica, para que possamos celebrar a vida com otimismo.
Para o shampoo transparente, foi criada a fragrância floral amadeirada musk POSITIVE FRESHNESS. Exalando um frescor de bem-estar e positividade, essa criação foi buscar no passado, traços de sabedoria da natureza, que se complementa com a fluidez tecnológica da modernidade. Deliciosamente refrescante, sua abertura traz a crocância da pera e uma fusão precisa da mandarina e do pomelo. O corpo remete a um campo florido com a presença de lírios do vale, íris, flores de laranjeira, que se entremeiam com a reconfortante madeira de cashmere. Seu fundo traz as nuances clássicas do vetiver com madeiras ambaradas.
A perfumista Juliana Tolotti escolheu trabalhar com a bergamota, um cítrico que traz um tom bem clássico às composições, combinada a uma molécula sintética com nuances de muguet e lírio do vale, sendo um floral mais transparente.
Apaixonada por notas cítricas e estando recentemente em Grasse, Juliana percebeu um movimento da perfumaria de volta às origens. Pensando nisso, ela criou a fragrância cítrica floral BUBBLES OF ENERGY como uma água de colônia antiga, porém com um toque modernizado. A fragrância abre com uma bergamota bem evidente, combinada com a brasilidade da pimenta rosa, trazendo um lado sensual e fresco para a saída e um corpo com lírio do vale bem orvalhado, um lado aquoso, refletindo a modernidade. Potencializando a floralidade dessa construção, temos também a presença de algumas matérias-primas tradicionais da perfumaria, como a rosa, o jasmim e um fundo trazendo as nuances ambaradas da fava tonka, unida a madeira de cashmere e o musk aveludado. Uma água de colônia modernizada, mais leve e fresca.
Para o hidratante corporal com proteção solar, a fragrância floral frutal SPARKLING MOVEMENT traz um ar tropicalizado, com uma fruta um pouco gustativa, apresentando um lado gourmand. Uma fragrância “Fun”, que remete a um final de tarde na praia, crianças se deliciando com picolés de frutas, repletos de felicidade. A saída combina a manga e o cassis, com a presença do muguet no corpo unido a notas lactônicas, dando destaque ao lado do côco e do leite, juntamente com a gardênia e no fundo, o sândalo e a baunilha, adicionando conforto e sofisticação para a composição.
O perfumista Wesley Germano trabalhou com a lavanda combinada com notas ambaradas sintéticas.
Para criar essa fragrância aromática amadeirada MIRACLE FOUGERE, o perfumista buscou o equilíbrio entre o passado clássico da lavanda e a modernidade revolucionária do âmbar, trazendo a harmonia de um fougère aromático. Na saída da fragrância percebe-se o frescor derivado da combinação da lavanda, com a bergamota e notas frutais. No corpo, um toque de sensualidade emerge da união da rosa com o patchouli, com um fundo que traz a profundidade do âmbar cinza junto com o sândalo e o almíscar branco. Uma fragrância que realiza um diálogo entre o clássico e o moderno, criando uma sinfonia olfativa.
Para a criação da fragrância floral aromática HEALTHY BODY do sabonete corporal esfoliante líquido, Wesley buscou capturar a elegância floral, onde a suavidade da lavanda encontra a profundidade sutil do âmbar. Notas frescas de lavanda, bergamota e lírio do vale abrem a fragrância. O corpo floral de rosa e jasmim floresce em uma experiência sensorial rica e envolvente. No fundo, o âmbar cinza combinado com o almíscar branco e o sândalo, trazem um ar de sofisticação e longevidade, sendo ao mesmo tempo leve e profundo. Esse sabonete é uma meditação sobre como as flores podem transformar a rotina em um ritual de cuidado e serenidade.
A perfumista sênior Luciana Bergamasco foi convidada a trabalhar com o patchouli combinado com notas aquáticas intensas.
Para esta criação, a ideia foi manter a identidade clássica do patchouli, mas trazendo o mergulho vibrante da nota aquosa, modernizando e mostrando uma nova forma de tratá-lo. A inspiração para essa criação foi a viagem realizada pela perfumista à Irlanda, que possui muitas trilhas. Ela combinou as especiarias, com o patchouli, o cacau para dar o contraste e um toque de licor.
A fragrância floral aquosa criada para o sérum facial com prebiótico foi a Acqua Connection, que começa fresca e aquática com tons aquosos e frutados da molécula sintética utilizada nessa composição. O muguet completa a assinatura transparente para o que a criação comunica. O patchouli entra em cena para estruturar e realçar a nota sem apagá-la. A inspiração foi uma boa dose de skincare. O muguet e a nota aquosa acompanham a saída, enquanto o patchouli junto com a íris dão estrutura à composição, combinando o antigo com o novo.
Em comemoração aos 20 anos da Vollmens, os perfumistas trabalharam em uma co-criação, dando origem a uma fragrância para vela com elementos que foram apresentados como destaques nas criações, traduzindo também os pilares da longevidade, sendo eles: pilar da perspectiva positiva (notas frutadas e alegres), movimento (notas cítricas), conexão (notas resinosas e incensadas) e alimentação saudável (notas aromáticas), transmitindo felicidade e bem-estar, porém de uma forma sofisticada. A mesma fragrância esteve presente nas flores perfumadas encontradas na árvore da vida, juntamente com uma mensagem dos perfumistas sobre o conceitual da Longevidade.
O jeito Vollmens de fazer e a paixão pelo negócio é o que assegurou - e continua garantindo - o entendimento das peculiaridades regionais para materializar tendências em projetos, fazendo acontecer o avanço sustentável de uma empresa sem fronteiras.
Em 20 anos dedicados à arte perfumística, com tecnologia e inovação, a Vollmens se sente honrada em compartilhar que este ano concorreu ao Prêmio de Inovação ABIHPEC com sua fragrância tecnológica Voll Control, desenvolvida para a eliminação definitiva de alguns tipos de maus odores. E a celebração junto ao mercado continua rumo à assinatura do Pacto Global da ONU ainda este ano e à certificação B, até 2025.
“O processo de construção de nosso Sistema de Gestão Integrado vem considerando - além da ISO 9001, Sistema B e Pacto Global da ONU - a PR 2030, ISO 45001 e ISO 14001, gerando bases consistentes para adesão à outras certificações globalmente relevantes. Assim, seguimos atuando de forma cada vez mais responsável e consciente junto às partes interessadas, contribuindo de maneira positiva para um dos setores que mais influencia comportamentos no mundo”, finaliza Nestor Mendes, copresidente da Vollmens.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
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