top of page

DRINKS INSPIRADOS NO FILME A BELA E A FERA

Atualizado: 13 de ago. de 2023

Para quem adora os filmes da Disney, com certeza em algum momento de suas vidas ou da infância dos seus filhos já deve ter parado para assistir ao filme "A Bela e a Fera".



Um filme que conta a história de um príncipe que foi enfeitiçado por ter um coração frio, arrogante e incapaz de amar.


E, para que o feitiço fosse dissolvido, ele precisaria se apaixonar, resgatando o amor em seu coração. E isso precisaria acontecer antes que todas as pétalas da rosa vermelha encantada caíssem, senão estaria fadado a permanecer como Fera pelo resto de seus dias.


Fonte: Pinterest

Para aumentar a minha experiência dentro do universo "A Bela e a Fera", fui até o O'LIVIO Bar, na Vila Madalena, em São Paulo para conversar com o Head Bartender do grupo DRK, o Sylas Rocha, responsável pela criação super inusitada de dois drinks inspirados em personagens do filme, que são uma verdadeira experiência sensorial, mexendo com simplesmente TODOS os sentidos do início ao fim.



E nessa matéria, conto quem é o Sylas, como ele normalmente se inspira, seu processo criativo por trás dos drinks e as minhas percepções sensoriais dos mesmos.



Sylas Rocha é um apaixonado por bebidas desde sempre, pelo mundo do bar e da noite. Trabalhando com bebidas há mais de 20 anos, procura evoluir, melhorar, conhecer tudo o que aparece, alcoólico ou não, sempre buscando novos sabores, experimentando, vendo e pesquisando diferentes ingredientes, lugares, produtos e pessoas. Com todas essas experiências, ele cria repertório para novas ideias e caminhos. No início de sua carreira, o filme Cocktail se tornou uma referência. Sendo assim, acabou realizando um curso relacionado a esse estilo de bartender freestyle, chamado FLAIR, chegando a participar de alguns campeonatos pelo mundo, porém não deixando de seguir com sua carreira de bartender, focando em seu desenvolvimento pessoal e técnico. Paralelo a isso, alguns bartenders também faziam mágica e Sylas acabou se apaixonando por esse universo, chegando até a atuar por um ano só como mágico. Com o tempo, acabou direcionando sua carreira para o desenvolvimento de cocktails e treinamento de equipe, com foco em tornar o bar um ambiente saudável, pois a experiência que proporciona vai muito além da bebida.



Inspiração


Depois que entrou para o grupo DRK e conheceu o sócio operacional, João Paulo Warze, Sylas começou a olhar mais para a apresentação, pois anteriormente, focava apenas em conhecer sabores e fazer boas composições. Atualmente, os dois trabalham juntos em cima das ideias e temas. Normalmente, João apresenta a parte temática, enquanto Sylas, que está sempre em busca de novos sabores e ingredientes inusitados, abre um leque de possibilidades, fazendo com que novas coisas surjam. No momento da criação, ele pega a ideia e começa a trabalhá-la de trás para frente, imaginando como deveria ser o produto final.


Foto: Crédito Léo Feltran

Assim, consegue pensar no que pode ser usado para trazer determinada sensação. Em seguida, Sylas seleciona algumas opções e faz um pente fino, realizando testes e definindo caminhos. Segundo ele, hoje em dia, é mais fácil chegar ao resultado final, devido ao padrão de proporção. Isso faz com que ao juntar os ingredientes, tendo em mente onde quer chegar e a proporção a ser usada, é só realizar os devidos ajustes e ir experimentando, até chegar ao resultado pretendido.




DRINKS


Dentro do tema, a casa apresenta dois drinks, "The Beauty", inspirado no personagem da Bela e "Chip and Mrs Potts", inspirado nos personagens do bule e da xícara.



THE BEAUTY - A BELA


Fonte: Pinterest

Percepções Sensoriais


O drink "The Beauty" chega na mesa com uma super apresentação…


Foto: Crédito Léo Feltran

Dentro de uma cúpula repleta de fumaça de morango, que ao ser aberta, exala um delicioso aroma no ar, já te conectando com a delicada experiência que se seguirá. Do lado de fora da cúpula, podemos apenas observar a presença da rosa vermelha internamente. Nada mais conseguia ser visualizado, passando um certo ar de mistério.


Ao abrir a cúpula, nos deparamos com a taça e dentro dela, o lindo drink de cor rosada, com uma espuma branca por cima, onde repousava uma delicada flor de violeta.


A bebida é composta por Gin infusionado com morangos, purê de morangos, flor de sabugueiro, limão, clara de ovo pasteurizada, sendo defumado com morango. Ela possui notas frutadas, doces, suaves, refrescantes e bem delicadas, com uma fumaça de morango bem docinha, onde seu cheiro permanece presente na taça até o fim da experiência.



Para quem se lembra do personagem da Bela, sabe o quanto ela é uma menina doce, delicada e amável, capaz inclusive de ver a bondade no coração de uma fera, conseguindo se conectar com aquela alma perdida através do olhar. E foi assim, que ela se permitiu ser conquistada e ambos acabaram se apaixonando, desfazendo com isso, o feitiço, resgatando o coração daquele príncipe que havia sido congelado, trazendo-o de volta à vida, antes da queda da última pétala. Ela venceu barreiras por esse amor quase proibido, libertando também do feitiço, todos que viviam no Castelo.


O drink, para mim, reflete a doçura, a leveza e a delicadeza da Bela.



Processo criativo do drink


Foto: Crédito Léo Feltran

O Edelflower traz uma nota única, floral, um sabor desconhecido, porém agradável. O morango é uma fruta que, de forma geral, todo mundo gosta ou teve algum momento feliz com ele. Portanto, nem sempre se apresenta com todo seu aroma e sabor característicos. Ao lançar mão de uma bebida industrializada, os aromas naturais ou artificiais potencializam a sensação do morango. Sylas também faz uso da clara de ovo pasteurizada, que não agrega sabor, apenas o levíssimo aroma do ovo, podendo ser usada em pouca quantidade, borrifando-se alguma coisa sobre, como um óleo essencial, para remover ou disfarçar qualquer sensação desagradável. Ele sempre borrifa um pouco de limão tahiti para tirar mais essa percepção e também puxa a questão da emulsificação da clara, que faz com que a sensação do cocktail seja sedosa. Assim, tem-se como resultado, o sabor e o aroma floral frutado que vem do Edelflower em combinação com o morango. Sendo um cocktail cítrico (Linha SOUR), é extremamente importante que ele seja agradável e que desça de uma maneira sedosa, fácil de tomar e que tenha um final floral frutado (do morango e do Edelflower), que representa totalmente a Bela. Foi assim que o drink foi trabalhado para trazer essa sensação no "taste" da pessoa.


Foto: Crédito Léo Feltran

Toda a experiência da apresentação, com a cúpula que vem cheia de fumaça, trazendo todo um mistério, juntamente com a flor, que é uma rosa, representam o amor, a beleza, que é complementada com a sensação no "taste". Sendo assim, todos os sentidos são aguçados: visão, olfato, paladar, audição (o abrir da cúpula, o brinde), tato, com começo, meio e fim atrelado em tudo, o que torna a experiência legal, agradável e marcante. A flor que decora o drink é uma violeta. Tem-se então, não apenas uma bebida e sim, a experiência completa. Isso desperta mais curiosidade, mais vontade. O grupo DRK tem como característica principal, fazer com que tudo tenha sentido e que isso seja potencializado.




CHIP AND MRS POTTS - O BULE E A XÍCARA


Fonte: Pinterest

Madame Samovar (Mrs Potts) é a governanta do Castelo, uma figura extremamente calorosa, que no momento do feitiço sobre a Fera foi transformada em um bule de chá, enquanto Zip (Chip), seu pequeno filhinho, foi transformado numa xícara.



Percepções sensoriais


Imagine-se tomando um delicioso chá da tarde, com um toque de fantasia.


Foi exatamente o que senti ao deliciar esse drink que chega na mesa atraindo todas as atenções. Primeiramente, pela beleza e o lado imaginário do bule e a xícara, com características impecáveis de Chip e Mrs Potts.


Um verdadeiro encanto!

Parecia que eu estava de frente com os personagens.


A apresentação toda do drink remete a uma tarde de chá bem agradável, onde temos em cima da bandeja, o Bule (Mrs Potts), a xícara (Chip) e um donut bem macio recheado com creme, para acompanhar e complementar a experiência.



E vamos aos detalhes…


Dentro da xícara, encontramos uma rodela de limão tahiti e um raminho de hortelã. O bule chega na mesa soltando fumaça. Achei o máximo, pois a intenção era exatamente trazer a ideia do chazinho quente, porém é um drink, não é mesmo?


Adivinha então? A bebida é geladinha e muito saborosa! A base do drink é feita com um chá que curto muito da Twinnings sabor Camomila, mel e baunilha, além de Jack Daniel's Fire, Southern Comfort e abacaxi.


Seu aroma é levemente cítrico, frutado e adocicado, por conta da baunilha e do mel. A nota delicada do chá harmoniza muito bem com a composição como um todo, dando um toque suave à bebida, de forma a descer bem redondo. Ao paladar, sente-se o lado cítrico do limão (SOUR - ver em processo criativo abaixo), que traz uma certa adstringência no retrogosto, o toque adocicado do mel com a baunilha, em um blend extremamente delicado, agradável, gostoso e sutil ao paladar.



Processo criativo do drink


Foto: Crédito Léo Feltran

No caso do drink Chip and Mrs Potts, o propósito era usar o bule e a xícara. Então, ele teria que criar algo com chá, que deveria ser expressivo, mas a pergunta era, até que ponto e nível?


O chá utilizado no drink é o de camomila, mel e baunilha da Twinnings. O desejo de Sylas é que o público experimente o coquetel e sinta a experiência, do início ao fim, guardando-a na lembrança. Para isso, ele usa muitos elementos básicos que vão trazer uma memória olfativa, de forma que as pessoas possam fazer o link, mas não de maneira complexa, pois tudo o que ele quer é que elas bebam e sejam felizes. O sabor precisa estar claro, gostoso e fácil de identificar. Os demais ingredientes que entram na composição do drink, além do chá são: o Southern Comfort (uma bebida como se fosse um whisky), que é muito aromática e também puxa a nota de mel e camomila bem forte.


Foto: Crédito Léo Feltran

Ele também usa o abacaxi, porque traz um aveludado, um frutado, que faz com que tudo amarre melhor ou fique mais redondo nessa composição de sabor. Normalmente, ele cria cocktails de uma linha de raciocínio, chamada SOUR, que todo o bartender vai entender ou deve entender disso, porque é o cocktail que basicamente você sempre vai usar limão (qualquer um), açúcar (que pode ser de qualquer proveniência, como xarope, mel, etc), que vai trazer a questão do SWEET and SOUR (doce e azedo) e o destilado como base, que é a combinação que mais se consome no mundo inteiro. Então, dentro da composição, vai trazer mais notas de sabor, mas aqui vai em um caminho seguro e ele traz essa segurança para o público final, ou seja, pode trazer novas notas, mas não tira o conforto.


Foto: Crédito Léo Feltran

"A pessoa sai de casa para viver uma experiência. E, essa experiência precisa estar no começo, meio e fim. A comida e a bebida são só o meio do caminho. A questão é agradar o cliente do início ao fim" - Sylas Rocha, Head Bartender do Grupo DRK.



Você já experimentou algum drink inspirado em algum filme?


Conte-me suas experiências e percepções…



Crédito - Foto Capa: Léo Feltran




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista em Perfumaria






Comments


bottom of page