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TENDÊNCIAS 2025: ABRAÇANDO A CRIATIVIDADE, EMOÇÕES E FUTUROS ECOLÓGICOS EM UMA NOVA ERA DE BEM-ESTAR

Da complexidade emocional feminina à sustentabilidade, produtos inovadores celebram autenticidade e conexão



Escrito por: Gaia Prado da Peclers Paris em parceria com Gisele Barros da ALL SENSEZ



Enquanto o mundo lida com um ritmo cada vez mais imprevisível, a beleza e o bem-estar evoluem para atender à crescente demanda por intensidade, autenticidade e conexão. Em 2025, abraçamos conceitos que transcendem tradições de estética e autocuidado, redefinindo a beleza e o bem-estar para um mundo que anseia por expressividade, conexão emocional e transformações sustentáveis.



Glória Emocional


Fotos créditos: 1- @palomija, Instagram 2022; 2 - Perfumer H London, Instagram 2022; 3 - Editorial Angela Molina, El Pais; 4 - Editorial de beleza, Moda Operanti, Business of Fashion e 5 -Doja Cat na Time100 Magazine, foto por Paola Kudacki (Da esquerda para direita superior e inferior)

A profundidade da alma feminina ganha os holofotes, ao reconhecer a complexidade das emoções e experiências que definem a mulher. Essa abordagem celebra desde a ancestralidade até vivências pessoais, incluindo glórias e adversidades.  


Passamos a respeitar e oferecer cuidados focados em ciclos e pontos específicos da vida da mulher como a perimenopausa, menopausa, gravidez, ciclo menstrual... A tão discutida "Beleza Prateada" se consolida e se justifica à medida que aprendemos a valorizar e respeitar a experiência: há espaço para que produtos pró-longevidade evoluam.  


A autoexpressão feminina é potencializada por produtos inovadores, como batons que mudam de tonalidade com o humor, cosméticos com óleos aromáticos calmantes e iluminadores que destacam a luminosidade natural das peles maduras. A perfumaria, volta-se para fragrâncias com notas misteriosas, como âmbar e especiarias, e frascos que evocam o luxo vintage, reforçando narrativas e histórias pessoais.


Essa tendência enaltece a vivência, reconhecendo que a experiência de vida torna uma pessoa mais segura e atraente. Produtos devem contar histórias, validar sentimentos e autenticidade, celebrando a trajetória única de cada mulher.



Eco Ficção


Créditos: 1- Campanha de Beleza, Liberty London outono/inverno 21; 2- Jóia do designer Hugo Kreit, foto Anthony Arquier; 3 – The Unseen Beauty, 2022; 4- Perfume Especial VLH Selective, embalagem por Nataliya Ponomareva, foto em Behance.Net, 2023 e 5 - Royal Chambers, home as host, host as home, Wang & Soderstorm, Wangsoderstrom.com, 2022 (Da esquerda para direita superior e inferior)

A sustentabilidade evolui para uma narrativa visionária, onde a natureza e a tecnologia convergem para criar produtos mais eficientes e ao mesmo tempo, uma relação futura e mais harmoniosa com o planeta.  


Produzir itens a partir de fontes inovadoras e ecológicas é imperativo para marcas premium em 2025. Essa visão ecológica futurista, incentiva o uso de materiais biodegradáveis que replicam texturas naturais, como musgo ou casca de árvore. Mais do que sustentável, **Eco Ficção** convida os consumidores a repensar a beleza como uma ferramenta de narrativa ecológica, além do bem-estar pessoal.   


Ingredientes se inspiram no deserto e fundo do mar, ambientes fascinantes e um tanto inóspitos. Pigmentos derivados de algas, bioplásticos à base de plantas e botânicos cultivados em laboratório e minerais enriquecem a gama de ingredientes. Perfumes pedem toques minerais, frescos ou que se conectem com uma natureza mais rudimentar (como cheio de terra úmida), com embalagens inspiradas em argila ou pedra. Ativos como algas ou com propriedades biomiméticas de plantas desérticas também são formas interessantes de incorporar esses conceitos em produtos.



Liberação Solar


Créditos: 1- Editorial de Maquiagem, @lapetitevengeance, Instagram 2022; 2 – Plumier, Design de embalagem por Victoria Boychenko, photo em Behance.net, 2020; 3 - H-Kkoht Nails, Instagram 2023; 4 - Chef Coralie Kory, @coraliekory, Instagram e 5 - Urucum, foto Roucouhairol.com 2022 (Da esquerda para direita superior e inferior)

O sol, expoente de fonte de energia da natureza, inspira um capítulo ousado e radiante na Beleza, que explora o potencial da luz como força energizante. Para lidar com os tempos atuais, precisamos de pílulas ocasionais de otimismo. Nessa tendência leve e super em sintonia com nossa tropicalidade, destacam-se novas tecnologias para cuidados com o sol, efeitos visuais como pigmentos ativados por UV que se transformam sob a luz solar até cuidados para a pele enriquecidos com antioxidantes reativos à luz.  


Com vitalidade, somos incentivados a abraçar uma beleza tão poderosa e transformadora quanto o próprio mundo natural. Inspirada no culto ao corpo, celebração - incluindo a uma dose de agitação de vida noturna de verão – e tropicalidade, esse tema incentiva também o uso de ativos extraídos de frutas e plantas tropicais, com um toque sensual. Fragrâncias pedem notas audaciosas, com destaque para as frutadas e florais.  Tudo isso aliado às iniciativas sustentáveis, como uso de subprodutos como ingredientes ou para embalagens.  


A idéia é dar força a um bem-estar com ousadia! 


Em 2025, a beleza é mais sustentável, emocionalmente inteligente e luminosa, buscando intensidade, autenticidade e conexão. A valorização da experiência feminina e a sustentabilidade moldam uma nova era de produtos que contam histórias e celebram a vivência, promovendo um bem-estar ousado e transformador.




Sobre Gaia Prado


Gaia Prado é bacharel em Moda pela Faculdade Santa Marcelina e concluiu MBA em marketing pela FVG. Atuou por anos em áreas relacionadas a marketing e tendências, styling, decoração e fotografia, colaborando com nomes como Unilever, Santander, Senac, Folha de São Paulo e LVMH (Moët Hennessy). Em 2017 ingressou na PeclersParis, agência de pesquisa de tendências francesa, e hoje atua como Business Development Manager, Americas.



Sobre Peclers Paris


A Peclers Paris é um bureau de previsão de tendências fundado em 1970, hoje parte do grupo WPP. Partindo de tendências socioculturais, a agência decifra os desejos dos consumidores de amanhã, traduzindo-os em direcionamentos práticos, criativos e inovadores para indústrias de moda, design, beleza & bem-estar, bens de consumo e outros.


Mais informações:




Por, 

Gisele Barros 

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ 

Especialista no Mercado de Fragrâncias 

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria 

Gisele Barros   Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ 

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