top of page

SYMRISE TRAZ PARA O BRASIL A MESTRE PERFUMISTA EMILIE COPPERMANN PARA FALAR SOBRE O USO DE NATURAIS

Unindo tradição com inovação de ponta, a Maison Lautier 1795, investe na produção de ingredientes de origem sustentável para a produção de fragrâncias icônicas e que tenham impacto positivo no planeta


Foto: Gabriela Guzzardi, Diretora de Marketing América Latina Cone Sul, Emilie Coppermann, Mestre Perfumista e Luciana Knobel, Vice-Presidente de Criação Perfumaria Fina América Latina (Da esquerda para a direita)

No dia 21 de Julho, aconteceu em São Paulo, um evento exclusivo para mídia e influenciadores, realizado pela Symrise, fornecedora global de fragrâncias, aromas e outros ingredientes, que trouxe com exclusividade ao Brasil a mestre perfumista Emilie Coppermann, criadora de fragrâncias para algumas das marcas de beleza mais prestigiadas do mundo, para falar do processo de criação de fragrâncias sofisticadas com assinatura única, utilizando ingredientes naturais sustentáveis da Maison Lautier 1795, marca pertencente à casa de fragrâncias.


Emilie realizou uma verdadeira imersão pela perfumaria com os convidados, apresentando alguns dos ingredientes da Maison Lautier, como a baunilha de Madagascar, o jasmim, a mandarina e a íris, sendo essa última sua matéria-prima favorita, permitindo que acompanhássemos a avaliação e a descrição olfativa de cada um.



Com sua intuição e estilo não convencional e arrojado, a mestre perfumista acompanha a Symrise no retorno à tradição do cultivo, colheita e processamento de ingredientes naturais de qualidade, conectando a herança de processos artesanais tradicionais com técnicas sustentáveis do presente e inovações tecnológicas para criação de fragrâncias elegantes com assinatura exclusiva.


Durante o evento, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da Maison Lautier, uma marca que foi trazida de volta pela Symrise e que hoje celebra o momento de criar uma nova relação com os recursos naturais, principalmente falando em perfumaria, com o conceito "from earth to essence", ou seja, o que se traz da terra para construir de fato diferenciais dentro da fragrância.


A Maison Lautier foi fundada em 1795 em Grasse, capital francesa histórica da perfumaria, e tornou-se líder mundial no fornecimento de ingredientes naturais com um catálogo de mais de mil produtos, o maior do segmento na época. No decorrer de sua história, foi incorporada à Symrise e seguiu com a missão de fornecer matérias-primas de alta qualidade, sempre protegendo suas comunidades parceiras e a natureza, certificando-se de recorrer a fontes sustentáveis de cultivo e manejo.


Foto: Eu ao lado da Mestre Perfumista Emilie Coppermann

Com soluções inovadoras, por mais de dois séculos, a Maison Lautier tem investido em ESG e pretende consagrar seu legado, deixando uma herança positiva para as gerações futuras, especialmente porque mescla técnicas artesanais tradicionais com inovação, para produzir ingredientes que serão parte de fragrâncias icônicas e que tenham, ao mesmo tempo, impacto positivo no planeta. Esta estratégia é o que garante à empresa longevidade e reputação ética.


"A Maison Lautier 1795 é uma casa moderna construída sobre fundações antigas. Produz matérias-primas naturais exclusivas, elaboradas e obtidas de forma sustentável, nos quatro cantos do mundo, com técnicas inovadoras em sourcing, upcycling e outros processos”, explica Gabriela Guzzardi, Diretora de Marketing de Fragrâncias Cone Sul.


“Esses ingredientes de alta qualidade, sofisticação e de origem ética, são combinados pelos perfumistas para criar fragrâncias extraordinárias com diferenciais evidentes.", conta Luciana Knobel, Vice-Presidente de Criação de Fragrâncias da América Latina.



Hoje a Maison Lautier 1795 atua em 3 pilares criativos: Madagascar, Artisan e Supernature.


A Ilha de Madagascar é considerada o novo eldorado da perfumaria. Seu terroir vermelho é especialmente fértil e abraça uma diversidade de espécies do mundo todo, tornando-se abrigo para a natureza, ao mesmo tempo em que é palco de um bioma endêmico especial. Sua abundância faz com que Madagascar represente o coração pulsante da Maison Lautier e o pioneirismo sustentável da Symrise já que a operação Madagascar é um modelo de fornecimento sustentável com cadeias 100% integradas (100% backward integration), o que representa impacto positivo na natureza e nas comunidades locais.


O pilar Artisan traz a experiência artesanal transmitida por gerações para a paleta do perfumista. Ingredientes cocriados por parceiros especiais no mundo todo, com perfumistas Symrise, para garantir exclusividade e a melhor qualidade de um ingrediente específico, mantendo o cuidado ético com a sociedade e com o meio ambiente.


O pilar Supernature leva a natureza para o próximo nível. Esse pilar trabalha com alta tecnologia através de inovações científicas de ponta para utilizar todas as características de um ingrediente orgânico, valorizando o que antes seriam considerados resíduos. Com o método patenteado SymTrap® de extração de fragrância de subprodutos alimentares, esse pilar usa essa tecnologia proprietária e revolucionária para o upcycling, que permite criar nuances olfativas nunca possíveis antes trazendo ao mercado extratos 100% naturais e matérias-primas 100% sustentáveis e renováveis.


E desta forma ética, pensando no planeta e nas pessoas, é que a Symrise desenvolve naturais de qualidade e assinatura, com impacto positivo e garantindo assinaturas exclusivas e sofisticadas para suas fragrâncias.



Fotos créditos: Gasolina Filmes



Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista em Perfumaria






Comments


bottom of page