O projeto ofereceu formação profissional para pessoas de baixa renda, visando integrá-las ao mercado de trabalho.
Em uma iniciativa de impacto social, a Skala Cosméticos e o Instituto Givaudan se uniram ao SENAC para lançar o projeto Raízes do Saber, proporcionando formação profissional para pessoas de baixa renda ou em situação de desemprego. As aulas, ministradas entre março e maio na unidade SENAC Lapa Faustolo, visaram não apenas a qualificação técnica, mas também a promoção de inclusão social e o empoderamento de suas participantes.
O curso, que teve a participação de 19 alunas, ofereceu um programa abrangente em tricologia e cosmetologia capilar, técnicas de escovação e de cortes de cabelo. Além do conhecimento teórico e prático, as participantes receberam uma ajuda de custo para transporte, materiais escolares e utensílios profissionais essenciais, como secador, chapinha, escovas e pentes, e puderam utilizar todos os produtos das principais linhas de Skala Cosméticos, bem como foram recebidas em um ambiente acolhedor com coffee breaks, permitindo que aproveitassem o aprendizado de maneira tranquila e descontraída
O Senac São Paulo foi escolhido como parceiro devido à sua tradição de 70 anos na formação voltada ao setor de beleza e por proporcionar um ambiente para o desenvolvimento profissional e pessoal das alunas. “Ao oferecer capacitação profissional, nosso principal objetivo é promover a autonomia dos participantes envolvidos. Esse projeto foi focado em cuidados com os cabelos, capacitamos pessoas a desenvolver suas habilidades e competências no conteúdo meticulosamente elaborados, garantimos uma aprendizagem prática e eficaz. Somos apaixonados por projetos sociais e estamos felizes com os resultados: nossos docentes, desde o início do projeto, demonstram cuidado excepcional com as participantes, essa dedicação foi comprovada com zero evasão, possibilitando a que hoje elas podem ter sua geração de renda e oportunidades no mercado”, aponta Fernanda Gomes Bento, executiva de contas do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo.
A importância de iniciativas como Raízes do Saber passa dos diferentes níveis, uma vez que a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e coletivo, ajudando a reduzir desigualdades. O projeto não só impactou diretamente as vidas das mulheres participantes, mas também teve um efeito transformador na qualidade de vida das suas famílias e fomenta a economia local. Bruna Veneziano, Diretora de Marketing da Skala Cosméticos, complementa que "este é um projeto que não só capacita tecnicamente, mas também inspira e fortalece outras pessoas a serem donas de suas próprias histórias e conquistas. Esperamos que mais e mais empresas vejam a importância de apoiar pessoas reais de forma genuína e fomentem iniciativas.’’
Para Márcia Águas, coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Givaudan, ‘’a missão do projeto Raízes do Saber é transformar vidas através da educação e do acesso a oportunidades reais. Vemos cada participante como um futuro líder e estamos comprometidos em fornecer as ferramentas e o apoio necessários para que possam prosperar e inspirar outros ao seu redor”.
Raízes do Morro e a missão social de Skala
O início da parceria entre Skala e o Instituto Givaudan aconteceu em 2023 com o lançamento da linha Raízes do Morro. Para garantir que a linha refletisse verdadeiramente as necessidades e aspirações das comunidades brasileiras, Skala Cosméticos adotou uma abordagem colaborativa única, convidando 13 moradores de diversas quebradas pelo país para debaterem insights valiosos sobre suas expectativas e necessidades em relação aos produtos, como a importância de cabelos nutridos e fortalecidos, além de como imaginavam sua comunicação visual, como cores e linhas que remetessem ao propósito.
Até mesmo o nome "Raízes do Morro" não surgiu ao acaso. Após sugestões e debates com os voluntários esse foi o escolhido, como uma homenagem ao vínculo profundo que as comunidades periféricas têm com suas histórias, tradições e a autenticidade que a linha representa. "O processo criativo da Linha Raízes do Morro foi enriquecido pelas vozes autênticas daqueles que entendem verdadeiramente as necessidades do público periférico. As contribuições dos nossos voluntários foram fundamentais para trazer à vida produtos que não apenas atendem às necessidades, mas também celebram as histórias e a cultura das comunidades de favelas", explica Bruna Veneziano, Diretora de Marketing da Skala Cosméticos.
Além dos voluntários, a Skala também teve auxílio do Instituto Givaudan para obter uma perspectiva mais profunda das preferências e valores dos consumidores, com um grupo que envolveu 3 usuários dos produtos Skala e 5 mulheres da comunidade Jaguaré, onde a Givaudan realiza atividades comunitárias. Essa colaboração ampliou o entendimento das preferências olfativas, hábitos de consumo, rotinas e valores das voluntárias.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
Comments