Superávit comercial consolidado do setor de HPPC para o ano de 2023 teve crescimento de 130,2%; o melhor desempenho do setor na última década, aponta a ABIHPEC
A corrente de comércio internacional de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos alcançou a cifra de US$ 1.74 bilhão no consolidado de janeiro a dezembro de 2023. O valor representa um aumento de 14,5% sobre 2022. O destaque no ano de 2023 foram as exportações que atingiram a maior marca da série histórica iniciada em 1997 (dados as SECEX/MDIC), com alta de 17,4% e um valor recorde de US$ 911,2 milhões. Em importações, o resultado total foi de US$ 830,4 milhões, aumento de 12,1%. A balança comercial do período fechou com superávit de US$ 80,8 milhões, crescendo 130,2% sobre o ano anterior.
“Em 2023 o setor atuou de forma direta junto ao governo brasileiro para evidenciar a força e a importância da nossa indústria para o comércio exterior, com objetivo de reduzir entraves internos e externos, que contribuem para o aumento da competitividade dos produtos de HPPC”, destacou João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
No entanto, o executivo reforça que é fundamental a manutenção de uma política de governo para o comércio internacional, combinada a implementação prática da reforma tributária para a efetiva desoneração dos tributos sobre exportações.
Importante ressaltar que este é o quarto ano consecutivo que a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresenta superávit comercial, se destacando como o único segmento dentro do setor químico a manter este desempenho.
Em 2023, as exportações brasileiras de produtos de HPPC atingiram 176 países como destino. Liderando o ranking, aparece a Argentina, com valor de exportação de US$ 166,0 milhões, uma alta de 14,4% em relação a 2022.
“Apesar do saldo positivo, nossas exportações à Argentina - um dos nossos principais parceiros comerciais - estão abaixo do potencial”, destaca Basilio. “Em 2024 esperamos retomar nossas exportações ao país com maior previsibilidade, após a redefinição e estabilidade política argentina”.
Destaques por categorias
No ano de 2023, os Produtos para Cabelos foram os grandes destaques em exportações, atingindo o valor de US$ 200,2 milhões e crescimento de 8,9%, A categoria corresponde a 22% do total exportado de janeiro a dezembro. Sabonetes e produtos de Higiene Oral completam o pódio, com crescimento de 26% (US$ 186,6 mi) e 6,3% (US$ 95,7 mi), respectivamente.
Fragrâncias se destacaram com um crescimento expressivo de quase 39% nas exportações, mesmo ocupando apenas a sexta posição no ranking geral.
Dezembro 2023
No mês de dezembro de 2023, as exportações do setor alcançaram o valor de US$ 65,1 milhões, com aumento de 6,3% em relação ao mesmo mês de 2022. Já as importações totalizaram US$ 70,3 milhões, apresentando aumento de 13,8%.
A corrente de comércio internacional do mês que fechou 2023 atingiu US$ 135,4 milhões, aumento de 10,1%. Já no saldo da Balança Comercial dezembro apresentou um déficit no valor de US$ 5,2 milhões.
Três categorias foram os grandes destaques das exportações em dezembro de 2023. Produtos para Cabelos alcançou a marca de US$ 10,7 milhões, seguido de Sabonetes US$ 11,8 milhões e Desodorantes, US$ 7,6 milhões. A maior variação percentual ficou para a categoria de Tissue, que exportou US$ 4,5 milhões, um aumento de 49,2%.
Fragrância segue sendo o carro-chefe nas Importações e atingiu a cifra de US$ 23,4 milhões no último mês do ano.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
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