top of page

SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ APLICANDO COSMÉTICOS EM EXAGERO? MÉDICOS EXPLICAM

Aplicação de muitos produtos cosméticos promove saturação muito grande. Além disso, oclusão causada por ativos mais gordurosos pode levar a um quadro de irritação e até acne.



Na rotina skincare, entre o entusiasmado “quanto mais melhor” e o simplista “menos é mais”, existe algo que sempre funciona: a indicação médica. Tendências que preconizam uma rotina skincare exaustiva, com muitas etapas de cosméticos como o Morning Shed, sempre fazem sucesso nas redes, mas elas também apresentam riscos. “Quando há uma mistura de produtos de marcas diferentes e máscaras, por vezes, muito pesadas, ou se os produtos são incompatíveis, eles vão ter uma interação química. Além disso, na hora de você fazer o aporte desses produtos para pele, uma vez que você usou uma máscara mais pesada e aplica um outro produto sobre ele, ele já nem penetra, porque você já fez uma oclusão. Isso pode causar, desde um quadro de obstrução das glândulas sebáceas, levando com o uso rotineiro em poucos dias a um quadro de uma pele mais oleosa, com os poros dilatados, dermatites irritativas, justamente por essa mistura de ativos que muitas vezes não são adequados para a idade, para o tipo de pele e para a questão da época do ano”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A questão é que o exagero e a característica oclusiva de substâncias lipofílicas podem gerar alguma irritação. Mas, salvo o exagero, a combinação de produtos mais lipofílicos, quando bem orientada pode ser interessante para uma pele madura, o que já não se aplica para uma pele jovem acneica”, acrescenta a Dra. Flávia Brasileiro, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


De acordo com a Dra. Flávia, sobre tendências como o Morning Shed, é necessário pensar o que realmente penetra na pele, causando o rejuvenescimento. “Há uma saturação muito grande”, diz a médica. “Quando muitos produtos de marcas diferentes, com ativos diferentes, com pHs diferentes, em veículos diferentes, são misturados, pode não ocorrer a absorção de nada corretamente. Se o paciente usa um produto mais espesso, mais viscoso, mais denso primariamente, e depois passa um sérum ou uma loção, esses produtos vão ficar apenas sobre o estrato córneo, o que pode causar realmente um quadro de alergias, dermatites, vermelhidão, coceira e até de inchaço no rosto”, completa a Dra. Claudia Marçal.


A dermatologista Dra. Flávia Brasileiro lembra que a rotina básica mínima de cuidados inclui: higienização com um produto de pH ajustado, hidratação que considere o tipo de pele e, por fim, a fotoproteção, item imprescindível pensando no gerenciamento do envelhecimento desde a mais tenra idade. “A limpeza adequada pode ter pelo menos dois passos, incluindo um sabonete de limpeza suave e uma loção micelar ou então mais um tônico demaquilante ajustado de acordo com cada pele; a hidratação deve contar com o uso de ativos antioxidantes e anti-inflamatórios; a fotoproteção pela manhã; e o uso de um agente renovador, celular e estimulador de colágeno à noite. Esses são os passos básicos que uma rotina skincare deve ter, além de um bom hidratante para a área dos olhos e um hidratante labial”, conta a Dra. Flávia.

           

Segundo a Dra. Claudia Marçal, quando há o desejo de ‘turbinar’ o skincare, é possível, sob prescrição médica, aplicar um ácido mais importante durante o período noturno em dias alternados. “Outro ponto interessante é usar as máscaras de LED, que podem ser usadas diariamente ou pelo menos três vezes por semana. Para peles mais oleosas, o LED azul, para peles mais sensíveis, a máscara de LED LLLT (Low-Level Laser Therapy) com a coloração vermelha aplicadas por 15 minutos. E depois isso já prepara para o uso dos cremes”, diz a Dra. Claudia Marçal.


A Dra. Flávia também afirma que o período noturno, normalmente, é o momento que o paciente tem um tempo maior para os cuidados. “Por isso, é quando podemos focar em produtos que vão além da higienização e hidratação, sendo o momento ideal para tratar desordens da pele, como o melasma, que pode exigir o uso de ácidos e despigmentantes”, diz a Dra. Flávia. Existem produtos que podem ajudar nessa tarefa, como o Pure C 40 Ultra Clareador, da Ada Tina. “Indicado para peles com manchas ou melasma, o produto é o primeiro mousse concentrado com 2 vezes mais Vitamina C puríssima, com ação clareadora, e ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular, que hidrata a pele em camadas profundas. O produto é formulado para clarear intensamente a pele com máxima eficácia contra melasma e manchas, inclusive as mais resistentes decorrentes do envelhecimento precoce, deixando a pele mais uniforme e iluminada”, diz o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.


Por fim, a Dra. Flávia lembra que a orientação médica é essencial na escolha do skincare. “As escolhas de ativos e veículos são pensadas de acordo com a idade, característica de pele ou qualquer necessidade específica, de forma individualizada, personalizada”, finaliza.


FONTES:


*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP, speaker de laboratórios globais de dermocosméticos e de fabricantes de equipamentos. CRM: 78980 / RQE: 31829. Instagram: @draclaudiamarcal


*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




Comments


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page