top of page

SAÚDE MENTAL ESTÁ ENTRE AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DE PROFISSIONAIS DE BELEZA NO BRASIL

No mesmo caminho, estudo de Harvard aponta serviços de atendimento ao público como um dos que mais causam infelicidade. Head Up, de L’Oréal Professionnel, quer dar visibilidade a esse tema



Um recém-divulgado estudo de Harvard, que analisou mais de 700 profissionais ao longo dos últimos 85 anos, apontou os empregos que mais causam infelicidade e impactam negativamente a saúde e bem-estar das pessoas. Entre eles, estão profissões que oferecem serviços de atendimento ao público, assim como os profissionais de beleza, em razão das interações sociais nem sempre positivas e ao desgaste mental ao qual são expostos.


Nesse mesmo caminho, uma pesquisa realizada por L’Oréal Professionnel com 1.339 profissionais de salão identificou que, para 63% dos respondentes, a saúde mental se enquadra como sua maior preocupação e desafio. Não à toa, esses profissionais passam 2.000 horas por ano ouvindo seus clientes¹, em uma relação que vai muito além do serviço oferecido. A realidade é que quem cuida, também precisa ser cuidado.


Foi pensando nisso que L’Oréal Professionnel lançou, em parceria com a ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI), a campanha global Head Up, cujo objetivo é dar visibilidade para a saúde mental dos profissionais de beleza, em especial de cabeleireiros. Para isso, a iniciativa conta com um treinamento realizado por meio de uma série de vídeos divididos em quatro módulos com foco na conscientização sobre o tema.


“Sempre nos posicionamos como parceiros dos profissionais de beleza, desde a capacitação até o auxílio aos seus negócios, e não poderíamos deixar de apoiá-los e oferecer suporte em um tema tão relevante quanto a saúde mental” afirma Mariana Salgado, diretora de L’Oréal Professionnel no Brasil.


Os conteúdos, co-criados com profissionais de todo o mundo e apresentados por Hayley Jepson, co-desenvolvedora de Head Up, e Daniel Mason Jones, educador de L'Oréal Professionnel e co-desenvolvedor de Head Up, foram disponibilizados no canal do Youtube da marca e no Access, plataforma de ensino de L’Oréal Produtos Profissionais. Os temas, dividem-se em: Apresentação (Head Up Keys Résumé), Saúde Mental Importa, EU: Autocuidado, e VOCÊ: Definindo limites.


No Brasil, a ONG responsável pela iniciativa será o Movimento Saber Lidar, que visa promover a saúde mental de profissionais que lidam diretamente com o público. Em Head Up, a organização vai auxiliar no desenvolvimento de encontros e na criação de uma agenda específica para o país.

¹ De Samaritanos (2017) 'Corte, olhe e ouça: cabeleireiros ajudam os samaritanos a destacar o poder de salvar vidas de ouvir'.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista em Perfumaria


Commenti


bottom of page