top of page

QUE TAL VOLTAR NO TEMPO?

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Anos 80?

Quem se lembra da música da propaganda da Coca-Cola?



Eu me lembro perfeitamente…

Uma música que ficava na minha cabeça e que, com certeza, quem é da minha geração deve lembrar:


"Coca-Cola é isso aí!

Não tem sabor como esse aqui, é demais!

Refresca muito, muito mais…

Mais e mais..."


Para quem quiser relembrar ou conhecer esse Jingle icônico e voltar um pouco no tempo comigo, é só clicar aqui.


Realmente a bebida traz um prazer quase viciante para os Coca-Cola lovers. Geladinha, sozinha ou acompanhada em um drink, agrada aos paladares de gerações diferentes e não é por menos que a marca continua sendo uma das mais vendidas no mundo.



Esses dias, em busca de novas experiências, acabei me deparando com algo totalmente novo para mim. Provavelmente alguns de vocês já devem ter encontrado essa novidade da Coca Cola Company - Coca Cola Signature Mixers.


Uma linha da Coca-Cola criada com a colaboração de alguns dos melhores bartenders do mundo, para combinar com bebidas destiladas premium, de conhaque à tequila envelhecida. Essas essências para drinks possuem combinações de notas, onde os aromas me remeteram a composições de perfumes. Não pude resistir… A única opção foi experimentar.



Elas são encontradas em 4 versões. Compartilho aqui algumas recomendações de preparo dos drinks e as composições de cada composição:


  • WOODY - A recomendação é que essa versão seja misturada a um bom SPICED RUM ou a um bom SCOTCH WHISKY. Sua composição traz como notas: patchouli, bálsamo de copaíba, manjericão, vetiver e yuzu.


Para se deliciar com esse drink, adicione a um copo de vidro alto com gelo, 50ml de Spiced Rum ou Whisky, 100 ml de Coca Cola Signature e finalize com uma rodela de maçã na borda do copo.


  • SPICY - Nessa combinação, a recomendação é que ela seja misturada com um bom SCOTCH WHISKY ou uma GOLDEN TEQUILA. Possui como notas: limão, gengibre, alecrim, jasmim e pimenta jalapeño.


Para o preparo do drink, adicione a um copo de vidro alto com gelo, 50ml de Golden Tequila ou Whisky, 100 ml de Coca Cola Signature e finalize com uma fatia grossa de 3mm de Gengibre na borda do copo.


  • HERBAL - Nessa versão, a recomendação é que seja misturada a um bom COGNAC ou um bom SCOTCH WHISKY. As notas presentes nessa combinação são: lúpulo, sementes de Dill, tagetes e capim-limão.


Para esse drink, adicione 50ml de Cognac ou Whisky à um copo alto de vidro com gelo, acrescente 100 ml de Coca Cola Signature e finalize com umas folhas de manjericão na borda do copo.


  • SMOKY - Para essa essência, a recomendação é um bom BOURBON ou um DARK RUN. As notas presentes nessa composição são: Ylang-Ylang, semente de Ambreta, Bálsamo do Peru, extrato de Carvalho e madeira Guaiaco.

No momento de preparar esse drink, você vai precisar de um copo alto de vidro com gelo, 50ml de Rum ou Whisky e 100 ml de Coca Cola Signature. Finalize com uma rodela de laranja na borda de seu copo.



Essas essências são importadas da França para o Brasil.


Porém, adquirí-as facilmente no site da Casa Santa Luzia.


Não, elas nada têm a ver com a "bebida Coca-Cola", pois são composições criadas dentro da marca com outro objetivo.



Trago aqui as minhas percepções após experimentar todas as 4 versões da Coca Cola Signature Mixers.


SMOKED - Para mim, a essência tem um sabor amadeirado e bem defumado, quando experimentada sozinha. Unida ao Zacapa Centenário - Gran Reserva, que já possui um sabor bem amadeirado, houve uma potencialização desses sabores, tornando-se um drink com aroma e sabor bem amadeirados, com um toque envelhecido e defumado. Uma curiosidade foi que no dia estava comendo uma comida apimentada e o que percebi foi uma explosão no retrogusto do toque defumado do drink, o qual não havia se tornado perceptível até o momento.


SPICY - Ao experimentar a essência sozinha, minhas percepções gustativas, ou seja, o que se destacou mais ao meu paladar foi a percepção do lado cítrico, o especiado do gengibre e o toque residual apimentado. O aroma da essência pura é muito semelhante ao refrigerante Coca-Cola original, porém mais suave.


A combinação foi realizada com Tequila - Don Julio Reposado. Com sinceridade, ao meu paladar, não consegui perceber o lado floral do jasmim.


No experimento do drink, senti uma adstringência, como se estivesse até fazendo uma certa limpeza no meu paladar e creio que venha da combinação do limão, gengibre e alecrim. Já no retrogusto, senti até uma leve picância seguida de dormência na língua, a qual insinuo dizer que venha da pimenta jalapeño.


WOODY - Minha percepção olfativa em relação à essa essência foi que seu aroma ao abrir a garrafa é bem semelhante ao do refrigerante em si. Ao experimentá-la puramente, sem diluição em nenhum destilado, seu sabor não trouxe para mim o toque amadeirado que eu tanto esperava. Novamente, o sabor praticamente trazia notas não muito diferentes do refrigerante original. Para o preparo do drink utilizei o Whisky Bulleit Bourbon, onde a partir das misturas das duas bebidas, consegui ter a percepção das notas amadeiradas potencializadas. Porém, vale ressaltar aqui que o destilado em si já apresenta aroma de carvalho doce e paladar suave de carvalho, noz moscada e caramelo. Assim, para mim, tanto o sabor quanto o aroma amadeirados foram provenientes do Bulleit e não da Coca Cola Signature Mixer.


HERBAL - Ao experimentar a essência sozinha, a primeira coisa a ser notada foi o seu toque fresco. Tanto o sabor, quanto o cheiro me trouxeram a lembrança da essência original da Coca-Cola. No retrogusto, senti o seu lado herbal, levemente refrescante e com uma certa adstringência. No drink em si, não notei uma diferença discrepante nas notas, pois o sabor do Scotch Whisky se destacou na composição. Porém, o lado especiado se tornou perceptível para mim quando ocorreu a mistura da essência na bebida, passando também a destacar as notas amadeiradas.


Resolvi por conta própria dar uma alterada na receita original para tentar captar algumas diferentes nuances... Adicionei então, mais 1 medida (1 copo de cachaça) da essência à combinação e, de cara já observei uma pequena quebra da nota amadeirada do whisky, viabilizando um maior destaque para a essência da Coca-Cola, trazendo assim um ar mais leve, mais refrescante, porém mantendo o lado amadeirado. Sendo assim, consegui captar exatamente o que tinha em mente, ou seja, algumas nuances diferentes, como o toque cítrico, um suave amargor e um "quê" medicamentoso / anisado (no retrogusto - provavelmente das sementes de Dill). As notas herbais e amadeiradas permaneceram presentes.


Ao fim de toda a experiência, apesar de não ter tido nenhuma grande surpresa com as notas em destaque de cada essência, tanto quando degustadas sozinhas, quanto quando acompanhadas com alguma das bebidas indicadas, digo que foi extremamente prazeroso poder participar de cada etapa, de conseguir brincar de ser bartender por um dia, de tentar descobrir as notas através do olfato e do paladar e de me sentir relaxada após o drink.



Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista em Perfumaria







Comments


bottom of page