Recentemente, várias lojas de produtos de beleza e cuidados com a pele têm sido inundadas por centenas de meninas da Geração Alpha que estão fascinadas com esses produtos. No entanto, esse tema gerou um intenso debate nas redes sociais.
Recentemente, várias lojas de produtos de beleza e cuidados com a pele têm sido inundadas por centenas de meninas da Geração Alpha que estão fascinadas com esses produtos. No entanto, esse tema gerou um intenso debate nas redes sociais.
No TikTok, esse fenômeno é conhecido pelo hashtag #SephoraKids, porque meninas entre 9 e 12 anos lotam essas e outras lojas de diferentes empresas do setor, bagunçando as prateleiras e esgotando produtos.
Esse tema abriu um debate e uma pergunta: Por que um grande grupo de meninas está obcecado em usar cremes, corretivos para olheiras, séruns e produtos antienvelhecimento?
De acordo com Mariana Carreón, Diretora de Pesquisa Cultural e Estratégia na another, agência de comunicação estratégica líder na América Latina, a maioria das meninas frequenta essas lojas de beleza e cuidados com a pele porque, segundo dados da Gallup, passam em média 4,8 horas por dia no TikTok, YouTube e Instagram assistindo a conteúdos do estilo "Get Ready With Me" (arrume-se comigo, em português) e do universo #skincareroutine que conta com mais de 4 milhões de vídeos, com recomendações de influenciadores sobre cuidados com a pele.
Segundo a especialista, as famílias, marcas e especialistas em marketing precisam compreender os limites e a grande responsabilidade dessa situação, especialmente porque as crianças são influenciadas por fatores sociais, como imagens idealizadas de beleza nas redes sociais. As empresas têm a responsabilidade de criar uma imagem corporal positiva e promover a aceitação da diversidade.
De acordo com o repositório intitulado "O direito ao tempo livre na infância e adolescência" criado por pesquisadores, CEPAL e UNICEF, os direitos das crianças exigem que elas tenham espaço nas redes sociais em prol de benefícios educacionais, sociais e culturais. Porém, políticas são necessárias para proteger as crianças e adolescentes dos riscos associados a essas tecnologias, e proporcionar um ambiente seguro para os usuários.
A UNICEF destaca que restringir o acesso à internet não é a solução, pois isso significaria privá-las de uma ferramenta de desenvolvimento. A instituição indica a adoção de medidas eficazes, como exigir que empresas e outros provedores de conteúdo digital elaborem diretrizes que permitam às crianças acessar conteúdos interessantes e adequados para elas.
Carreón comenta que a Geração Alpha tem comportamentos de consumo semelhantes à Geração Z e consome muitos conteúdos de influenciadores de sua idade, preocupando-se constantemente com os cuidados pessoais.
Nesse sentido, a Diretora de Pesquisa Cultural e Estratégia da another diz que, mais do que apontar culpados, as marcas e especialistas em marketing devem focar a conversa nos ingredientes, na naturalidade de suas fórmulas e na capacidade de atender às necessidades de um novo mercado, com uma mensagem direcionada às famílias que protegem a pele dos menores de idade.
"Destacar mensagens como que as fórmulas dos produtos não contêm corantes nem fragrâncias sintéticas, e destacar o uso de ingredientes mais naturais, são algumas das referências que podem ser enfatizadas em comunicados para a imprensa, com influenciadores ou conteúdos em redes sociais", disse Carreón.
Além disso, esse mercado é de extrema importância para a região, já que os produtos de beleza na América Latina são estimados em um valor de 39 bilhões de dólares americanos, segundo a Statista. Por isso, várias das maiores multinacionais encontraram uma oportunidade significativa de negócios nos países latinos.
A especialista conclui que as marcas de beleza e cuidados com a pele precisam ter uma equipe especializada com a experiência para comunicar essas mensagens-chave em momentos em que a conversa está tão marcada para esse setor.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
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