Entrevista exclusiva com Natalia Diaz, Diretora de Marketing da categoria de cabelos da P&G
Unindo corporação global ao espírito de uma startup, a Procter & Gamble (P&G) entrega inovação constante na busca por maneiras de reinventar o negócio.
No dia 26 de fevereiro, a Pantene abriu as portas do LAIC, Centro de Inovação da P&G na América Latina, pela primeira vez para profissionais, especialistas e jornalistas de beleza. Localizado em Louveira, São Paulo, o LAIC (Latin America Innovation Center) foi inaugurado em 2019 e é um dos 13 centros de inovação da empresa no mundo, que permitiu que a marca estudasse de forma ainda mais aprofundada os hábitos e anseios do consumidor brasileiro.
A visita aproximou a marca desses experts ao promover para eles o contato com os bastidores de estudos e formulações, acompanhando de perto demonstrações ao vivo da performance dos produtos.
Compartilhando momentos da história da marca e algumas curiosidades sobre a empresa, o time da P&G nos guiou por uma vivência pelos laboratórios, onde tivemos um contato mais profundo com os produtos e equipamentos fundamentais para desenvolvimento e testes, além de conferir na prática as variedades de fórmulas, enfatizando a superioridade da tecnologia da marca.
Durante a visita, conhecemos um espaço dedicado ao consumidor, chamado de Casa do Consumidor, para apresentação, testes e aprovação de novos produtos, entendendo assim, as necessidades e a rotina do brasileiro, com o objetivo de proporcionar soluções que atendam às queixas sobre os cuidados com os fios.
A força motora por trás de cada uma das inovações e produtos pioneiros de Pantene sempre foi o consumidor, as suas necessidades e o constante questionamento de como é possível aprimorar a rotina dele com produtos que entreguem performance e experiência.
Tivemos a oportunidade de conhecer os diversos laboratórios e entender como são direcionadas internamente, as etapas de desenvolvimento de produto até o seu lançamento. O LAIC, é o único no mundo que conta ainda com fábrica e centro de distribuição no mesmo local, promovendo mais agilidade no teste, prototipagem, produção e entrega de novidades para o mercado brasileiro.
Atendendo os padrões globais e desenvolvendo de produtos e fórmulas para toda a América Latina, o Centro de Inovação da P&G possui equipamentos tecnológicos para teste prático dos produtos e um time de 150 cientistas de mais de 8 nacionalidades, sendo a maior parte desses profissionais mulheres, responsáveis por aproveitar ao máximo essa estrutura, a fim de contribuir para as 15 mil pesquisas anuais que a P&G realiza ao redor do mundo e resultam em produtos que entregam performance e experiência diferenciada para cada tipo de cliente.
Mergulhando no universo Pantene, que nos ampliou a visão frente ao desenvolvimento de suas linhas, passando por diversos ativos, embalagens e marketing, até os testes de mechas, tivemos acesso a alguns marcos da história da marca, como a descoberta da Pró-vitamina B5, que aconteceu na déc. 40 e se tornou um tônico capilar altamente valorizado e luxuoso.
As conhecidas ampolas foram lançadas em 2012 e entregavam potência e formato prático encontrado apenas nos tratamentos profissionais. Em 2016, a marca lançou supercondicionadores, como a linha 3 Minute Miracle, que condicionam e reparam o fio em apenas 3 minutos*.
Após 8 anos de pesquisa e 3 patentes, Pérolas Pro-Vitaminas visíveis foram apresentadas com partículas únicas no mercado, que liberam milhões de lipídios que se dissolvem no creme e no cabelo, proporcionando uma experiência sensorial inovadora e resultados surpreendentes.
Para selar esse dia repleto de muita informação, participamos de um talk especial com a Embaixadora da marca Marina Ruy Barbosa, que compartilhou com o público seus produtos favoritos de Pantene, dicas de cuidado capilar e empreendedorismo, além de contar pormenores de campanhas icônicas e memórias inesquecíveis que viveu ao lado da marca, como o lançamento das ampolas.
O evento proporcionou aos convidados, uma experiência única, capaz de permitir o entendimento de todo um processo de produção, aprovação de novos produtos, sua chegada ao mercado, unindo o que há de melhor, com muita tecnologia e inovação, que se reflete na potência da marca e em seu crescimento.
Entrevista exclusiva com Natalia Díaz, Diretora de Marketing da categoria de cabelos da Procter & Gamble
No Centro de Inovação, quais seriam os principais focos de desenvolvimento de produtos?
Aqui no LAIC, temos todas as categorias da P&G, sendo a minha, a categoria de cabelos e, no fim das contas, fazemos de tudo um pouco, mas focamos em entender os problemas que os consumidores têm para chegar na melhor solução. Temos todo um centro para ver como os consumidores agem no dia a dia deles, entender os problemas que eles têm e trazer as melhores soluções em qualquer uma das categorias da P&G.
A Pantene está sempre nos apresentando novas experiências a cada novo lançamento. Como você vê a evolução da marca ao longo dos tempos?
Eu estou na marca há muitos anos e sinto que, cada vez mais, a gente chega a insights mais profundos de consumidor. Então, não simplesmente no problema funcional, de por exemplo um frizz, mas realmente de que, quando se tem um frizz e há um evento importante, a gente não se sente bem, não sendo 100% nós mesmas, perdendo assim, a autoconfiança. Então, como a marca pode entrar e resolver esse problema que pode ser um pouco mais profundo? Ele não é só funcional, pois a estética acaba influenciando diretamente no nosso emocional. Nos sentimos mais confiantes quando o cabelo está do jeito que queremos e, é uma das coisas que, eu acho que cada vez mais a gente está conseguindo enraizar nos problemas emocionais e resolver eles com uma solução de produto.
Entendendo a dinâmica do brasileiro, como a Pantene vem se diferenciando frente ao mercado exterior?
O último lançamento que a gente trouxe, que é o tratamento de Pérolas Pró-Vitaminas, passou por muitos anos de investigação, com 3 patentes. Ninguém mais tem essa tecnologia. É uma formulação em que conseguimos visualizar as pérolas dentro, sendo elas mini cápsulas de nutrientes e lipídeos, que se dissolvem no creme e penetram no dano. Então, é realmente de dentro para fora.
Sinto que esse lançamento colocou realmente a gente à frente e não tem só a máscara, tem a ampola, um super condicionador, entregando a linha completa do cronograma capilar, que a brasileira já faz. Estamos até exportando a ideia do cronograma capilar, que é hidratar, nutrir e restaurar o cabelo, dependendo do dano que ele tenha ao longo do mês, com diferentes linhas. Logo, temos a solução para qualquer tipo de problema.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
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