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O BOTICÁRIO APRESENTA A FRAGRÂNCIA EXTINTO, QUE REPRODUZ O CHEIRO ORIGINAL DA BAÍA DE GUANABARA

Através do projeto Extinto, a marca faz um alerta sobre a urgência da preservação de áreas ameaçadas de extinção


Créditos: Iude Richele

O que você faria se o seu cheiro preferido fosse EXTINTO?


Iniciando um projeto que terá um alcance global, trazendo toda a conscientização sobre a preservação ambiental e a gestão de resíduos sólidos, o Boticário apresenta em evento exclusivo para jornalistas e influenciadores, a sua primeira fase do Projeto Extinto, inspirado no cheiro de lugares do mundo antes deles serem poluídos, começando pela Baía de Guanabara e passando por quatro outros continentes, sendo eles: Calábria, na Europa, Ilha de Madagascar, na África, Nova Delhi, na Índia, e Camberra, localizada na Oceania.

 


A iniciativa conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGB) e tem sua primeira fase marcada pelo lançamento de uma fragrância inédita, que reproduz o cheiro original da Baía de Guanabara, a segunda maior em extensão do litoral do país, com 380 km², e que recebe 98 toneladas de lixo por dia - segundo a Abrelpe.

 

Batizada de EXTINTO, a fragrância será a primeira de uma edição limitada de produtos que não serão comercializados e foram desenvolvidos para constituir um chamado urgente sobre o risco de degradação ambiental de áreas naturais em decorrência da poluição e do descarte incorreto de resíduos.



O evento foi realizado no dia 22 de janeiro, no Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, que une elementos que nos conectam a aspectos ligados a grandes questionamentos sobre o futuro, tendo assim total sincronicidade com o tema em questão, trazendo muita reflexão.

 

"O Cheiro é uma das primeiras coisas que desaparecem quando um lugar é poluído".



Algo que fui questionada sendo do Rio de Janeiro foi se eu me lembrava do cheiro da Baía antes da Poluição, e após ter realizado uma retrospectiva até a minha infância, percebi que não havia nenhum registro olfativo.

 

Dotada de uma relevância inestimável para o Brasil, reunindo desde o turismo até a conservação de espécies, a Baía de Guanabara possui diversas espécies de animais que sofrem com a poluição causada pelo descarte incorreto de resíduos.



De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil recicla apenas 4% de todo o lixo descartado, dos demais 96% que não são reciclados, grande parte vai para a natureza, acabando com o cheiro original de muitos lugares.


O Boticário possui o maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta, graças ao programa Boti Recicla e faz um chamado para que a sociedade se engaje na causa e, junto a outros agentes transformadores, possa reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.



Durante o evento, fomos convidados a realizar uma imersão sensorial, onde cada detalhe da decoração falava com o tema, desde redes de pesca juntamente com resíduos sólidos que circundavam o túnel por onde navegávamos, tendo em cada parada uma informação importante sobre o projeto a ser absorvida, além de curiosidades sobre a ideia, a fórmula, o local e o olfativo da fragrância, com a possibilidade de avaliar “o cheiro da poluição”, chegando ao fim da jornada, que nos levava a conhecer a fragrância EXTINTO.

 


Criada pelos perfumistas Cesar Veiga de O Boticário e Leslie Gauthier da Symrise, EXTINTO é uma fragrância super fresca, que possui a leveza e a transparência entremeadas por notas picantes. Uma floresta intocada e todo o ambiente úmido da Baía refletidos através das notas verdes e aquáticas, que se fundem a uma floralidade, sendo sustentada pela força das madeiras, de uma forma super confortável.


 

Criada com o auxilio da tecnologia Headspace, que captou amostras das moléculas aromáticas do Recôncavo da Guanabara, sem extrair nenhuma matéria-prima da área preservada, o produto é vegano e composto por 93% de ingredientes de origem natural, rastreáveis, orgânicos e de cadeia circular - além de uma baixa porcentagem de elementos sintéticos.



“O primeiro desafio desse projeto foi trabalhar com algo que estamos vendo sofrer. A Baía de Guanabara representa um dos muitos lugares do Brasil e do Mundo que sofrem com isso, mas esse está bem próximo e nos toca ainda mais por estar nessa paisagem lindíssima que é o Rio de Janeiro.” - Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos do Grupo Boticãrio.

 

O Projeto Extinto parte de um conceito que a marca defende em todas as suas ações e comunicações:

 

“Só existe beleza, se existir planeta.”

 


“A gestão de resíduos é uma preocupação global e, por isso, vamos promover esse debate em outros continentes, trabalhando para que a mensagem de urgência desta iniciativa, que nasce da preocupação genuína do Boticário em contribuir para que os cheiros naturais nunca deixem de existir, seja mundialmente propagada”, comenta Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

 

O chamado para ação urge. O quanto nós podemos no nosso dia a dia cuidar do ambiente que nos circunda? É através de ações conscientes, mesmo que pequenas, que conseguiremos mudar o futuro do planeta.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria






1 commentaire


Que post impecável! E o projeto é incrível.

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