Marca de perfumaria de nicho brasileira lança fragrâncias que exploram rotas olfativas inovadoras a partir de ingredientes gustativos e orgânicos
A Amyi, marca brasileira de perfumaria de nicho que completa cinco anos, traz duas novas criações olfativas que, mais uma vez, reforçam a inovação ousada e a alta qualidade proposta pela marca. Os perfumes exploram combinações inusitadas de ingredientes nobres e fortalecem a perfumaria de nicho do Brasil.
“Nossa fórmula de sucesso é incentivar a desobediência criativa de grandes perfumistas brasileiros, dando a eles o mesmo nível de investimento das marcas de perfumaria de nicho internacionais e liberdade para quebrar regras. O resultado são criações que exploram ingredientes nobres que eles não estão acostumados a usar em quantidade abundantes e rotas olfativas surpreendentes", comenta Larissa Mota, cofundadora e CEO da Amyi.
As recentes tendências mundiais de perfumaria apontam para uma nova rota gourmand, indo além de notas gustativas excessivamente doces para composições mais complexas e em camadas. Entram em cena ingredientes como pistache e castanhas oferecendo profundidade sem sobrecarregar os sentidos. Outra evolução da perfumaria traz o desejo do consumidor de se conectar com o equilíbrio da natureza - novos cheiros botânicos e verdes mais herbáceos - que proporcionam o bem-estar.
Criado pela perfumista Maria Fernanda Faigle, da EF International, o Amyi 4.19 é um eau de parfum criado ao redor da cremosidade de um pistache torrado e salgado junto a frutas secas carnudas, contrastado pelo frescor único da physalis e abraçado pela maciez da flor de tuberosa. É uma fragrância que veste a pele como um abraço enquanto exala uma elegância exuberante. “Uma flor clássica, a tuberosa, revisitada e combinada a faceta cremosa do pistache salgado com frutas secas. Um lado gourmand mais sofisticado, um perfume floral frutal muito inovador", explica Maria Fernanda.
O eau de parfum Amyi 4.20 é fougère que traz uma explosão de flores e folhagens. Criado pelo perfumista Rafael Marano, da IFF, a partir de ingredientes nobres e inovadores, é um convite ao bem-estar. Seu frescor é verde e inusitado pela mistura das folhas de tomate e uma seleção de frutas cítricas. O corpo floral de gerânio mantém a refrescância da criação ao longo da fragrância, enquanto a overdose de musgo de carvalho traz uma textura aveludada, rústica e envolvente. Vetiver orgânico, patchouli e musks ambarados adicionam modernidade a essa composição marcante e profunda.
"Meu objetivo foi criar um fougère original e surpreendente. Minha inspiração veio de uma visita a um mercado de flores na Índia, onde fui envolvido por um contraste de aromas verdes em um universo de flores e folhagens. O resultado foi uma composição onde uso em abundância a melhor qualidade de ingredientes pelos quais sou apaixonado”, afirma Rafael.
Mercado de perfumaria premium
O Brasil é o segundo maior mercado de perfumaria do mundo. De acordo com a Euromonitor, em 2023, o segmento premium cresceu 13,7%, chegando a R$ 4,1 bilhões. A estimativa é que, até 2027, os perfumes premium somem R$ 6,8 bilhões, com aumento de 89% (desde 2022), mais que o dobro do mercado de massa, que crescerá 42,1%, com receita de R$ 44,3 bilhões.
A primeira marca de nicho brasileira a ter um perfume finalista em prêmio internacional
Marca expoente da perfumaria de nicho brasileira, a Amyi foi criada em 2019 a partir do desejo de transformar a indústria no país com inovação, tecnologia e alta qualidade. Sua coleção de 23 fragrâncias, todas eau de parfum, veganas e cruelty-free, foi criada por perfumistas brasileiros com total liberdade criativa e o mesmo nível de investimento da perfumaria de nicho internacional, o que possibilita o uso dos ingredientes mais nobres e raros em quantidades abundantes, dando origem a produtos nacionais de altíssima qualidade.
"Na Amyi, investimos sete vezes mais do que a média do mercado brasileiro na seleção dos ingredientes de um perfume. Sempre acreditei no potencial dos grandes perfumistas desse país e a Amyi trouxe o que faltava: altíssimo investimento e liberdade para a perfumaria de nicho brasileira conquistar os brasileiros e o mundo", explica Larissa Mota.
Apenas cinco meses após o lançamento, o perfume Amyi VIII, criado por Samuel Moraes, foi finalista do prêmio The Art and Olfaction Awards, que reconhece a perfumaria criativa e de nicho ao redor do mundo, na categoria Perfumaria Independente. Foi a primeira e única vez que uma marca brasileira alcançou esse feito.
Desde então, o faturamento da marca cresceu dez vezes, consolidando a Amyi como expoente da perfumaria de nicho brasileira. Para os próximos anos, a marca pretende investir na personalização de perfumes e na ampliação para outras categorias.
Amyi 4.19 - physalis, pistache e tuberosa
Família olfativa: Floral Frutal
Pirâmide Olfativa:
Notas de saída: folhas de oliveira, physalis
Notas de Corpo: frutas secas, pistache, tuberosa, peônia
Notas de fundo: âmbar seco, madeira de cashmere, musk cremoso
Amyi 4.20 - folhas de tomate, gerânio e musgo de carvalho
Família olfativa: Fougère Verde
Pirâmide olfativa:
Notas de saída: folhas de tomate, folhas de figo, frutas cítricas
Notas de corpo: gerânio, jasmim, violeta, neroli
Notas de fundo: musgo de carvalho vegano, vetiver orgânico, patchouli, musk ambarado
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
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