No Brasil, não é diferente; já existem empresas preocupadas em atender à crescente demanda por produtos naturais, orgânicos e veganos
Seguindo a tendência de uma alimentação saudável, o uso de cosméticos naturais, orgânicos e veganos está ganhando cada vez mais popularidade e atraindo um número crescente de consumidores. De acordo com a Statista Market Insights, o mercado global de cosméticos naturais está projetado para crescer com uma taxa anual de 6,75% entre 2024 e 2028, resultando em um volume de mercado de US$18.01 bilhões em 2028.
Só este ano, o setor gerou uma receita total de US$13,87 bilhões. Essa tendência reflete uma sociedade mais atenta aos impactos ambientais e à saúde. Isso porque, atualmente, boa parte dos produtos que chegam às prateleiras contêm ingredientes de origem animal, são testados dermatologicamente em animais e podem incluir aditivos químicos prejudiciais ao corpo.
Setor de beleza e cuidados pessoais deve crescer também no Brasil
O mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais deve crescer, em média, 7,2% ao ano, alcançando 40 bilhões de dólares até 2027, segundo a Redirection International, assessoria especializada em fusões e aquisições. Atualmente, é o quarto maior mercado do mundo, movimentando cerca de 26,9 bilhões de dólares por ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal - ABIHPEC.
Neste cenário favorável, já existem empresas fundadas com o propósito de oferecer produtos naturais, orgânicos e veganos, atendendo à crescente demanda por itens mais saudáveis e éticos, promovendo a beleza e o cuidado com a pele de forma sustentável e alinhada com o meio ambiente.
A Copra se destaca como uma das pioneiras no mercado, não só por sua liderança no segmento de óleo de coco extravirgem, mas também por seu compromisso com práticas sustentáveis e qualidade certificada. Além de ser a única empresa brasileira autorizada pela Anvisa a recomendar seu produto para uso em pele e cabelo, a marca é líder nacional, detendo mais de 50% do mercado. Seu óleo de coco extravirgem também recebeu certificação da Proteste como o mais puro do país.
"Essa certificação é uma grande conquista, pois confirma que nosso óleo de coco extravirgem foi dermatologicamente testado para uso na pele e nos cabelos, validando seus benefícios e o uso seguro para todos os consumidores", afirma Hélcio Oliveira, presidente da Copra.
A especialista em cosmetologia avançada e produtos naturais, Jaqueline Alecrim, recomenda o uso do óleo de coco como forma de caminhar em direção à saúde e à sustentabilidade. “O óleo de coco é rico em ácidos graxos e antioxidantes, atuando como um hidratante eficaz que penetra profundamente nas camadas da pele para nutrição e suavização”, explica Alecrim. “Ele também contém triglicerídeos de cadeia média, que têm alta bioafinidade com a pele e o cabelo, proporcionando uma hidratação prolongada”, complementa.
A marca oferece uma variedade de embalagens do Óleo de Coco Copra Extravirgem, que tornam a rotina de beleza muito mais prática. Os potes de 200 e 500 ml são acompanhados por formatos mais práticos, como o Stand Pouch de 100 ml, que facilita a dosagem. Também há opções em sachê de 15 ml e frasco pet de 30 ml, ideais para levar na bolsa.
Sobre a Copra
Fundada há 25 anos em Maceió (AL), a Copra consolidou-se como líder no beneficiamento do coco seco e seus derivados, além de ser a pioneira e a líder na produção de óleo de coco no Brasil.
Com duas fábricas (Maceió e Murici) e um Centro de Distribuição (Messias) em Alagoas, a Copra possui uma trajetória marcada pelo compromisso com a qualidade e a sustentabilidade, sendo uma das raras detentoras do selo FSSC 22000 – reconhecimento global baseado nos sistemas de gestão de segurança de alimentos, chancelando todas as suas operações produtivas e o benefício, na ponta, levado aos consumidores. Possui ainda os certificados PROTESTE, que atesta a qualidade do óleo de coco – identificado pela certificadora como o mais puro do Brasil; KOSHER, demonstrando total conformidade da produção com a lei judaica; ECO CERT, que confirma os princípios orgânicos na produção do óleo de coco extravirgem; e FDA (Food and Drug Administration), a Anvisa norte-americana), que habilita a Copra a comercializar seus produtos nos Estados Unidos.
O portfólio da Copra é um dos mais diversos do mercado mundial de coco, com mais de uma centena de itens, incluindo a água de coco (com e sem polpa), a manteiga de coco e a calda de açúcar de coco, além de shoyo à base de coco, massas para bolo e uma infinidade de opções para uma gastronomia mais saudável (incluindo opções veganas, sem glúten e sem lactose). Os produtos estão acessíveis nas principais redes supermercadistas do Brasil, em lojas especializadas em mercadorias orgânicas e naturais, além de também serem comercializados internacionalmente.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
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