top of page

MARIA CÂNDIDA E MARIA GAL SE UNEM AO GRUPO BOTICÁRIO EM PROL DA CAUSA ANTIETARISTA

A formação em antietarismo com conteúdos para todo seu ecossistema de beleza estará disponível a partir de 1º de julho; pela primeira vez, iniciativa é estendida para recrutadores e parceiros da marca Truss



Dando continuidade à sua estratégia de Diversidade e Inclusão, o Grupo Boticário lança, a partir de 30 de julho, a Trilha Antietarista, estrelada pela jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal. A iniciativa busca contribuir na visibilização dos impactos negativos causados pelo preconceito e incentivar a promoção da inclusão e respeito por todos, independentemente de idade. Esse projeto completa a primeira etapa do Programa de Formação em Diversidade da empresa, que já abordou temas como Antirracismo (2021), Anti-LGBTFobia (2022) e Anticapacitismo (2023).

 

Esta será a segunda vez que o Grupo abre o Programa de Formação em Diversidade para consumidores, sociedade em geral, além de fornecedores e revendedores da empresa. A formação já é obrigatória para os mais de 30 mil colaboradores que integram o time da força de vendas que atua nas mais de 4,5 mil lojas em todo o país. Uma das novidades desta edição é que recrutadores do Grupo Boticário e parceiros da Truss, uma das marcas do Grupo Boticário, também passaram a fazer parte do público do projeto.

 

Composta por quatro módulos, a trilha é apresentada por Maria Cândida e Maria Gal, ambas pessoas 45+, e possui três conteúdos comuns a todos e um específico para cada público da iniciativa. Os conteúdos generalistas estão divididos em três eixos: Etarismo, Sociedade e Longevidade, abordando, por exemplo, porque falar sobre etarismo, gerontofobia, conceito de longevidade, diversidade etária e a revolução da longevidade. Já os específicos destacam-se os seguintes temas: Consumidores - Comunicação como ferramenta na causa antietarista; Força de vendas - Atendimento antidiscriminatório com foco na prevenção de esteriótipos antietaristas; Revendedores - A importância da digitalização no processo da venda direta; Colaboradores - convivência intergeracional no mercado de trabalho, que já conta com 4 gerações atuando juntas; Recrutadores: Desconstrução de vieses no processo de seleção para pessoas de diferentes gerações; Parceiros Truss: Imersão no tema de diversidade e na estratégia de D&I do Grupo Boticário a fim de conectar os parceiros dessa nova marca; e Fornecedores: Conversas sobre inclusão 45+ no mercado de trabalho e sobre os estatutos e legislações existentes para todas as idades, com foco maior em pessoas 45+.

 

O processo de construção da ação formativa contou com 35 áreas e 60 pessoas em seu desenvolvimento, além de três agências envolvidas. “O Grupo Boticário acredita no poder da educação e da conscientização como um dos meios essenciais para uma sociedade mais diversa, inclusiva e equânime. Nesse sentido, empenha-se ativamente para promover ações que fomentem debates sobre temas que são urgentes para a sociedade, engajando a todos que fazem parte do seu ecossistema de beleza”, explica Rony Santos, gerente sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Boticário. “O Programa de Formação em Diversidade oferece conteúdos que incentivam a reflexão e a adoção de uma nova postura, buscando capacitar as pessoas a se tornarem também agentes da transformação que todos nós, enquanto cidadãos, aspiramos e acreditamos ser possível”, pontua.

 

Parceria com Maria Cândida e Maria Gal

A parceria do Grupo Boticário com Maria Cândida não é de hoje. Em 2022, a jornalista foi convidada para participar do Botik Colab, projeto idealizado para incluir e escutar ainda mais as mulheres maduras no desenvolvimento das estratégias de Botik, marca de cuidados faciais de O Boticário. Já Maria Gal contribuiu com sua vivência em um em evento sobre empreendedorismo feminino que contou com a presença de executivos do Grupo Boticário.

 

Para Maria Cândida, maturidade é vida e o Grupo Boticário está atento a isso. “Alinhado com o movimento de diversidade etária global, a companhia saiu na frente por aqui. Eu, como jornalista e ativista da maturidade, sinto enorme prazer em ser parceira de uma marca que assume esse compromisso com as mulheres. E não é só nos produtos da linha Botik, para mulheres maduras, mas no fomento à educação dos colaboradores e por meio da contratação de pessoas mais velhas”, conta ela.

 

Já Maria Gal destaca a importância em "poder ter um espaço para discutir os impactos negativos do preconceito etário e incentivar a inclusão de todas as idades”. Maria ressalta que a iniciativa é fundamental para que a sociedade entenda a relevância do respeito e da valorização da diversidade etária, “assim podemos construir um ambiente mais justo e acolhedor para todos, usando a educação como a chave para transformar e derrubar estereótipos", conclui a atriz.

 

Diversidade no Grupo Boticário - Gerações

Desde 2020, a companhia trabalha anualmente, de forma mais profunda, uma dimensão de diversidade. Neste ano, gerações é o tema-foco, que já é trabalhado internamente por meio do Grupo de Afinidade da empresa. Outra relevante ação nesta jornada foi o programa “Novos começos com O Boticário”, uma capacitação em empreendedorismo para mulheres 45+”, lançado em 2022 (na ocasião do aniversário de 45 anos da marca). Foram mais de 5 mil mulheres capacitadas e mais empoderadas em sua vida profissional. Importante também frisar que o Grupo Boticário é uma das marcas patronas do Fórum de Gerações e Futuro do Trabalho.

 

Para conferir os módulos da Trilha Antietarista do Programa de Formação em Diversidade acesse: www.grupoboticario.com.br/trilha-antietarista/.







Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


Comments


bottom of page