LÍQUIDO, BASTÃO, SPRAY OU PÓ: QUAL PROTETOR SOLAR É MAIS ADEQUADO PARA CADA PELE?
- Gisele Barros
- 4 de dez. de 2024
- 7 min de leitura
Entender qual veículo de fotoproteção é mais adequado para a rotina de cada pessoa é fundamental para garantir uma proteção solar eficaz.

O uso diário do protetor solar é indispensável para a saúde e juventude da pele, principalmente da face. Mas, para assegurar a proteção e descobrir qual produto é mais adequado para cada tipo de pele, é necessário pensar em diversos fatores individuais. “Na hora de escolher o protetor solar, precisamos considerar a rotina e as características de cada tipo de pele, como: textura, absorção e tendência a oleosidade ou ressecamento”, afirma a Dra. Mônica Aribi, dermatologista e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Levar em consideração essas características na hora de escolher um protetor solar é especialmente importante hoje em dia, já que é possível encontrar protetores solares em diversos formatos, como creme, líquido, pó, bastão e spray. A dermatologista explica as principais diferenças entre eles:
Cremoso: O protetor solar em creme é o tipo mais comum e facilmente encontrado nas prateleiras da farmácia. “A maior vantagem desse formato é a facilidade de dosar a quantidade ideal do produto para ser aplicado no rosto e corpo, assim garantindo uma aplicação mais consistente e, logo, uma proteção mais eficaz”, pontua a médica. “Mas, por ser mais denso e hidratante, ele pode causar desconforto em peles mais oleosas, causando uma sensação pegajosa. Por isso, é geralmente mais recomendado para quem tem pele seca ou madura.”
Líquido: Essa é uma versão que tem ganhado cada vez mais popularidade justamente por sua textura mais fluida. “O protetor solar líquido ou fluido é mais recomendado para pessoas de pele oleosa ou acneica, pois tem absorção mais rápida e não deixa a pele pegajosa; garantindo um toque seco, além de ser mais fácil de espalhar”, diz a dermatologista, que ainda destaca o protetor solar em gel como outra boa opção para peles oleosas. Entre os fotoprotetores líquidos, uma opção de destaque é o Sunsec Gel Fluid FPS 50, da Ada Tina, um protetor solar com textura em gel super fluida, extra leve e de rápida absorção, sendo especialmente indicado para peles oleosas, pois não pesa na pele ou deixa com aspecto pegajoso. “Além de oferecer amplo espectro de proteção solar por 12 horas graças a exclusiva tecnologia Solent, o produto conta com dipeptídeos colagênicos, que estimulam fortemente a produção de colágeno para rejuvenescer, e Earth Water, uma água luxuosa obtida da ilha Noirmontier, na França, com alto poder antioxidante e remineralizante. Também é formulado com o exclusivo Difendiox, que combina 14 antioxidantes naturais para potencializar a proteção biológica contra a radiação UVA e UVB, luz azul e luz visível e reduzir os danos causados pelos radicais livres, o que contribui para a prevenção e tratamento de manchas, rugas e flacidez”, explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.

Bastão: Esse formato é o mais prático e compacto, e por isso, muito atrativo. Dessa forma, pode ser rapidamente aplicado em qualquer lugar. “Esses produtos geralmente são muito resistentes à água e ao suor, não escorrendo ou causando ardência nos olhos, então podem ser interessantes para praticantes de atividade física, por exemplo. O grande problema do protetor solar em bastão é que é muito difícil dosar qual a quantidade de produto está sendo aplicado, o que exige que seja passado diversas vezes em cada área do corpo para garantir uma proteção realmente eficaz”, aponta a Dra. Monica Aribi. Apesar disso, quando devidamente aplicados, os fotoprotetores em bastão oferecem uma proteção eficaz e são uma excelente opção. Inclusive, existem produtos no mercado capazes de conferir proteção solar de amplo espectro por 12 horas, como o Biosole E Plus Ultra Vitamin FPS 99, da Ada Tina, o primeiro protetor solar clareador em bastão que oferece 12 horas de proteção solar com toque seco e sedoso, além de ser resistente à água e ao suor. “O produto ainda é capaz de clarear, uniformizar e iluminar a pele, além de combater o envelhecimento causado pela exposição solar. Isso porque conta com Difendiox ULTRA, tecnologia exclusiva e patenteada de Ada Tina especialmente desenvolvida para as peles do Brasil que combina a vitamina E+, zinco antioxidante e os inovadores absorvedores anti-idade e imunoprotetores”, explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo.
Spray: As vantagens e desvantagens do protetor solar em spray são muito semelhantes às do fotoprotetor em bastão: é fácil de usar e espalhar, mas exige atenção redobrada na hora de aplicar para garantir a proteção adequada. “O produto deve ser aplicado com movimentos circulares, certificando-se de que cubra cada cantinho de pele. Além disso, por ser mais fluido, pode sair com mais facilidade, necessitando de reaplicações frequentes. Apesar disso, é interessante, por exemplo, para áreas com grandes quantidades de pelo, como o tórax e pernas de homens, pois facilita a aplicação. Existem também opções específicas para proteger os cabelos e couro cabeludo”, detalha a especialista.
Pó: Também muito prático, o protetor solar em pó é especialmente interessante quando há a necessidade de reaplicar o fotoprotetor por cima da maquiagem sem estragá-la. “O problema é que é muito difícil atingir a proteção adequada com os protetores solares em pó, pois, na grande maioria dos casos, são utilizadas quantidades insuficientes do produto, para não deixar a pele com um aspecto pesado, e a cobertura não é uniforme”, alerta a médica, que recomenda que o protetor solar em pó seja sempre utilizado em combinação com as versões líquidas ou cremosas para selar a pele.
Hidratante com FPS: Primeiro, é importante entender que existe uma diferença entre hidratantes com filtro solar e fotoprotetores com ação hidratante. “Um produto denominado como protetor solar, necessariamente, precisa ter registro na ANVISA para esse fim e passar por testes de qualidade que comprovem sua capacidade de proteger a pele contra a radiação ultravioleta. A hidratação é um benefício adicional. Já os hidratantes com FPS tem como principal função hidratar a pele, então a proteção solar é apenas um benefício adicional e, muitas vezes, não são testados para esse fim. Além disso, oferecem apenas proteção contra a radiação UVB, indicada pelo FPS, mas não contra a radiação UVA, que, nos protetores solares, é indicada pela sigla PPD ou FP-UVA”, afirma a dermatologista, que diz ainda que o hidratante tende a ser aplicado em quantidades menores que o protetor solar, o que diminui a eficácia da proteção. “Então, o hidratante com FPS não substitui o protetor solar, mas pode ser usado como um complemento durante a rotina skincare.”
Base com FPS: Outro produto muito popular é a base com FPS, que, assim como o pó e o hidratante, oferece praticidade, mas não protege a pele de maneira adequada, pois é aplicada em quantidade insuficiente e combate apenas a radiação UVB. “Para quem gosta da praticidade das bases com FPS, recomendo investir em um protetor solar com cor, que, além de cobrir imperfeições, oferece proteção solar física e química de amplo espectro, atuando contra os danos da radiação UVA, UVB, infravermelho e também da luz visível”, diz a médica.
Por fim, a Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ressalta sobre a importância de atentar-se à quantidade de aplicação de protetor, que deve ser de 2mg/cm2 para obter a proteção do fator de proteção solar (FPS) descrito na rotulagem é necessário. “De forma prática, pensando na face, essa medida equivale a uma colher de café cheia. Já no caso do corpo, o recomendado é aplicar uma colher de café no braço e antebraço direitos, uma colher no braço e antebraço esquerdos, duas colheres no torso (1 para a frente e 1 para as costas), duas colheres para a coxa e perna direitas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás), e duas colheres para coxa e perna esquerdas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás)”, explica a dermatologista, que ressalta a importância de não se esquecer de certas áreas. “É importante reforçar a aplicação na região do osso da bochecha, ao redor dos lábios, na ponta do nariz e em suas laterais, já que que essas são áreas em que mais percebemos campos de cancerização e formação das manchas. Não esquecer também de passar o protetor solar na região do pescoço, do colo e no V da camisa, que é uma área esquecida e, por conta disso, tem a demarcação da linha do fotoenvelhecimento e o aparecimento das queratoses actínicas, que são lesões do tipo pré-câncer. Já quanto ao corpo, a recomendação mais importante é passar o filtro solar antes de colocar a roupa”, finaliza a Dra. Flávia.
FONTES:
*DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE e Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @clinicamonicaaribi
*ADA TINA - A ADA TINA é uma marca italiana de dermocosméticos com foco em excelência e sofisticação sensorial aliadas à eficácia dermatológica. Os produtos têm foco no skincare clínico para garantir alta eficácia e resultados rápidos, além de serem livres de ingredientes de origem animal, parabenos e mais de 10 mil outros ingredientes prejudiciais à saúde. Todos os cosméticos da Ada Tina seguem o Life Concept, respeitando a pele, a natureza, os seres humanos e os animais, e são seguros para gestantes, lactantes e 100% veganos, sem testes em animais. Criada pelo Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia, a marca conta com uma linha completa de skincare, incluindo maquiagens, produtos capilares e fórmulas anti-idade, clareadoras, antioxidantes e hidratantes, além de fotoprotetores que oferecem 12 horas de proteção solar graças a exclusiva Tecnologia Solent. Instagram: @adatinaitaly / SAC: 0800-7742404 / Whatsapp: 11 94373-0011
*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

Comentarios