top of page

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO DE COLÁGENO E ELASTINA NA PELE?

Entenda como a ação de procedimentos estéticos e de dermocosméticos, como Sculptra® e Alastin®, podem auxiliar na melhora da firmeza e elasticidade da pele



Na busca incessante por uma pele saudável e firme, o colágeno e a elastina surgem como protagonistas. Essas proteínas, naturalmente presentes em nosso organismo, são os pilares da saúde da pele, conferindo firmeza, elasticidade e viço. No entanto, com o passar do tempo, a produção dessas substâncias preciosas diminui, abrindo caminho para os sinais do envelhecimento. 


“Essas proteínas, naturalmente presentes em nosso organismo, são responsáveis pela firmeza, elasticidade e viço da pele, características que tendem a diminuir com o passar dos anos. No caso do colágeno, por exemplo, a partir dos 20 anos, perdemos, em média, 1% de colágeno ao ano1-2. Isso resulta em perda de elasticidade e sustentação, levando à flacidez e ao surgimento das primeiras linhas de expressão no rosto”, esclarece a dermatologista Fernanda Nunes (CRM-SP 131791). 


Mas a boa notícia é que hoje, no mercado, é possível encontrar opções de tratamentos, tecnologias e produtos que ajudam a estimular a produção dessas proteínas. Dra. Fernanda explica que um dos procedimentos mais buscados é a aplicação de bioestimulador de colágeno para recuperar a firmeza da pele. “Ele é uma substância injetável, composta por ácido poli-L-láctico, que estimula a produção natural de colágeno na pele. É uma opção segura e eficaz para quem deseja tratar a flacidez e melhorar a qualidade e firmeza da pele1-2”, explica. 


Um dos bioestimuladores disponíveis no mercado é Sculptra®, que se destaca por apresentar tecnologia PLLA-SCATM3A e o melhor perfil de segurança entre os PLLAs (ácido poli-L-lático) existentes no mercado4B. Além disso, com longa duração comprovada de mais de 2 anos5, Sculptra® ainda se destaca por apresentar duplo mecanismo de ação: preserva o colágeno6C e estimula sua produção na pele em 66,5%7, em 3 meses, aumentando sua espessura em 73%, em média, após 12 meses8. 


Além dos procedimentos estéticos injetáveis, a dermatologista explica que também existem dermocosméticos que podem ser incluídos na rotina de skincare. “Além da skincare diária, com ênfase na limpeza profunda e hidratação, também é possível investir em cuidados mais intensos, com produtos que apresentam formulações e tecnologia diferenciadas, para ajudar a renovar a qualidade da pele durante o processo de envelhecimento", comenta. 


É o caso de Alastin®, marca premium de skincare, recém-lançada no Brasil. Alguns produtos da nova linha possuem a exclusiva e patenteada Tecnologia TriHex®9-11, que remove, restaura e repõe a elastina e o colágeno da pele12, contribuindo para uma melhor elasticidade13, promovendo assim uma aparência mais jovem14. Na prática, ela remove resíduos, colágeno e elastina danificados da pele, criando um substrato mais saudável, que favorece a formação de novas fibras dessas proteínas. 


Confira alguns produtos da linha: 


Alastin® Skin Nectar é um sérum facial com efeito calmante que pode ser utilizado após procedimentos estéticos com lasers15. Promove menor tempo de recuperação, maior redução de lentigos e melhora global da qualidade da pele16. Estudos comprovam que 100% dos usuários relataram uma pele mais tonificada, aliviada e calma imediatamente após a primeira aplicação17D. Possui também exclusiva tecnologia TriHex®9-11, que estimula a produção natural de elastina e colágeno da pele12, e auxilia a recuperação da pele pós-procedimento estético, como lasers, por exemploE. 



Alastin® TransFORM Body Complex foi especialmente desenvolvido para a pele do corpo, podendo ser utilizado após procedimentos estéticos corporais ou em uso diário para gerenciar o envelhecimento da pele. Este complexo aumenta a hidratação da pele em 57,27% após 30 minutos da primeira aplicação, mantendo-a hidratada por 24 horas18 e visivelmente tonificada19F. Inclui exclusiva tecnologia TriHex®9-11 para estimular a produção natural de elastina e colágeno da pele12. 




Alastin® INhance Serum foi projetado para ser usado em associação com procedimentos estéticos injetáveisE e acelera o clareamento de hematomas14. Este sérum contém uma ponta aplicadora refrescante, e inclui exclusiva tecnologia TriHex®9-11, que estimula a produção natural de elastina e colágeno na pele12, o que contribui para uma pele com melhor elasticidade13. 




Alastin® Restorative Skin Complex é um sérum facial anti-aging que reduz rugas e melhora a textura da pele. Além disso, conta com exclusiva tecnologia TriHex®9-11, que estimula a produção natural de elastina e colágeno da pele12. Também reduz as manifestações do fotoenvelhecimento, que foi percebida por usuários através da melhora de linhas finas e rugas na face, testa e área dos olhos, promovendo assim uma aparência de pele mais jovem14G.


 Vale ressaltar que é importante conversar com o seu médico dermatologista antes de iniciar qualquer cuidado com a sua pele. A aplicação de Sculptra® deve ser realizada por um profissional de saúde habilitado à prática de injetáveis.

 

Referências


A. A sigla SCA indica o processo de produção exclusivo e patenteado de Sculptra.

B. Dados clínicos de 55 pacientes com complicações por bioestimuladores de colágeno.

C. Estudo experimental.

D. Estudo de eficácia percebida, n=44

E. Conforme recomendação do profissional de saúde que acompanha o paciente.

F. Após 28 dias de uso, n=37G. Estudo de autopercepção.

 

1. Bohnert K et al. Randomized, Controlled, Multicentered, Double-Blind Investigation of Injectable Poly-L-Lactic Acid for Improving Skin Quality. Dermatol Surg. 2019 May;45(5):718-724.

2. Machado Filho CDS et al. PolyLlactic acid: a biostimulating agent. Surg Cosmet Dermatol 2013;5(4):345­-50.

3. Morgan, P. Product Manufacturing Process for Poly-L-lactic acid (PLLA-SCA); pôster apresentado no IMCAS 2023

4. Ianhez M, Freire G, Sigrist RM, Colpas P, Faria I, Miot H. Complicações de bloestimuladores no Brasil: descritivo dos produtos, tratamentos e evolução de 55 casos. Pôster apresentado no CBCD 2023.

5. Narins RS, Baumann L, Brandt FS, Fagien S, Glazer S, Lowe NJ, Monheit GD, Rendon MI, Rohrich RJ, Werschler WP. A randomized study of the ecacy and safety of injectable poly-L-lactic acid versus human-based collagen implant in the treatment of nasolabial fold wrinkles. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):448-62.

6. Oh S, Lee JH, Kim HM, Batsukh S, Sung MJ, Lim TH, Lee MH, Son KH, Byun K. Poly-L-Lactic Acid Fillers Improved Dermal Collagen Synthesis by Modulating M2 Macrophage Polarization in Aged Animal Skin. Cells. 2023 May 5;12(9):1320.

7. Goldberg D, Guana A, Volk A, Daro-Kaftan E. Single-arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg. 2013 Jun;39(6):915-22.

8. Mest DR and Humble G. Safety and e cacy of poly-L-lactic acid injections in persons with HIV-associated lipoatrophy: the US experience. Dermatol Surg 2006;32:1336-4. 

9. Widgerow et al. Extracellular matrix modulation: optimizing skin care and rejuvenation procedures. J Drugs Dermatol 2016.10. Calame et al. Histological changes with extracellular matrix-remodeling topical therapy. Dermatol Case Rep 2017.11. Widgerow et al. Gene expression studies on extracellular matrix integrity: in vitro nuances. J Drugs Dermatol 2019.

12. Widgerow AD et al. J Drugs Dermatol 2016;15(Suppl 4)

13. RD.27.SPR.206853 (FIL 1911). Data on file.

14. Widgerow AD et al. A single-center clinical trial to evaluate the efficacy of a tripeptide/hexapeptide. J Cosmet Dermatol 2018;1–7.

15. Nelson AM et al. Effects of anhydrous gel with TriHex peptides on healing after hybrid laser resurfacing. J Cosmet Dermatol 2020;00:1–5.

16. Wang JV et al. Tripeptide and hexapeptide topical as adjunct to nonablative fractional resurfacing for photodamage: A randomized split-face trial. J Cosmet Dermatol 2020;00:1–6.

17. RD.27.SPR.206849 (FIL 1906). Data on file.

18. Widgerow AD et al. Extracellular Matrix Modulation: Optimizing Skin Care and Rejuvenation Procedures. J Drugs Dermatol 2016;15(Suppl 4)

19. RD.27.SPR.206850 (FIL 1908). Data on file.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


Comments


bottom of page