Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC mostrou como a economia circular impulsiona a aplicação de inovação no processo de fabricação de embalagens em empresas do setor
O Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC, realizado na quinta-feira (24), trouxe uma discussão sobre o futuro da inovação em circularidade de embalagens na indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Com foco na economia circular, um conceito que vai além da reciclagem de materiais, o encontro reuniu especialistas para discutir e apresentar cases que mostram como a aplicação da inovação está revolucionando a forma como produtos são concebidos, usados e descartados. Com a participação das empresas Mudrá, Unilever, Grupo Boticário, L’Oréal e Kenvue, o evento mostrou que, para alcançar um ciclo produtivo cada vez mais sustentável, é preciso repensar cada etapa na cadeia de produção, começando pela aplicação da inovação no design das embalagens.
Cristiane Zeni, diretora de Projetos da Mudrá, apresentou uma visão ampla de como a economia circular pode transformar o impacto ambiental da indústria. "Quando olhamos para o sistema de forma integrada, encontramos diversas oportunidades para reduzir o desperdício e melhorar a sustentabilidade dos processos produtivos", disse Zeni. Para ela, essa transformação começa no momento em que as empresas passam a projetar produtos com o fim de sua vida útil já em mente. Desmontagem fácil, reaproveitamento de materiais e o diálogo com catadores e recicladores são alguns dos pontos de uma estratégia que busca fechar o ciclo de vida dos produtos.
Essa lógica de pensar o ciclo completo, aplicando inovação desde o design até o descarte, também faz parte das práticas adotadas pelo Grupo Boticário. Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos do grupo, destacou que a circularidade está no centro das inovações da marca, especialmente nas embalagens. Ele compartilhou cases de sucesso que demonstram como a empresa tem reduzido resíduos e integrado soluções sustentáveis no processo produtivo. A iniciativa de incluir embalagens refiláveis, como as da linha O.U.i, entre outras, são passos concretos nessa direção.
No entanto, Dieamant fez questão de alertar que o retorno financeiro de iniciativas sustentáveis não acontece de imediato. De acordo com ele, muitas empresas esperam resultados rápidos, comparáveis aos de processos convencionais. Mas ele explica que as soluções que inovam em sustentabilidade, demandam mais tempo para gerar impacto positivo. Com uma meta ambiciosa de mapear e tratar 150% dos resíduos sólidos gerados por sua cadeia produtiva até 2030, o Grupo Boticário vem mostrando que é possível equilibrar a eficiência operacional com a responsabilidade ambiental e a inovação é uma ferramenta essencial nesses processos.
A Unilever também apresentou um exemplo claro de como a economia circular pode ser aplicada em grande escala. Agustina Sitler e Leandro Fagundes, representantes da área de compras, sustentabilidade & embalagens da empresa, apresentaram o avanço no uso de plástico reciclado pós-consumo (PCR) em suas embalagens. Desde 2017, a Unilever tem aumentado progressivamente a inclusão de PCR em suas linhas, com uma meta de atingir 40% até 2024. Eles destacaram que marcas como Seda, Omo e Comfort já utilizam esse material reciclado, contribuindo significativamente para a redução do uso de plásticos virgens.
A empresa vem investindo no desenvolvimento de tecnologias que garantam a qualidade e a consistência das embalagens, mesmo ao utilizar materiais reciclados, um desafio constante quando se trata de cores e acabamentos. A integração de novos moldes e tecnologias para facilitar a produção com resinas recicladas também reflete o compromisso da empresa em promover uma economia circular.
A Kenvue trouxe outros cases práticos de transição para embalagens circulares, destacando sua linha de Listerine. Ariana Gaffo, coordenadora líder de Sustentabilidade para a América Latina, explicou como o projeto, que substituiu parte da resina virgem por plástico reciclado, foi um passo importante e inovador na redução do impacto ambiental. Com frascos que utilizam 50% de PCR e a eliminação de pigmentos que dificultam a reciclagem, a iniciativa da Kenvue reflete a importância de alinhar inovação e design com a sustentabilidade das soluções. O projeto, premiado no Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2023, é mais um exemplo de como grandes marcas abraçam a circularidade e contribuem para o impulsionamento da inovação sustentável na indústria.
O evento contou também com as participações e mediações de Marina Kobayashi, gerente de Inovação da ABIHPEC, e Luciana Pellegrino, diretora da ABRE (Associação Brasileira de Embalagens).
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
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