Quando ouvimos falar da potência Natura, algumas palavras nos vêm à mente: brasilidade, sustentabilidade, natureza, respeito, biodiversidade, responsabilidade social, priprioca e uma infinidade de outras que nos conectam com a marca, que traz consigo o conceito do:
"BEM ESTAR BEM"
Que se manifesta nas relações harmoniosas que um indivíduo estabelece consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
Em uma visita super especial à fábrica para o evento Natura Portas Abertas do Natura Startups, tive o privilégio de conhecer todas as instalações internas, onde os caminhos levaram desde a linda recepção, perfeitamente decorada pelos lindos frascos de perfumes coloridos e demais produtos que marcam essa linda trajetória de sucesso da marca, à um 360⁰ entendendo e desvendando todas as suas etapas internas.
Foto: Marília Coelho realizando a apresentação do Natura Portas Abertas
Começamos o dia com uma bela palestra realizada pelo time do Natura Startups. Na sequência, iniciamos a imersão conhecendo os Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento, onde ocorrem o desenvolvimento de novas ideias. Na Arena de Cocriação, uma sala super descontraída e adaptável, é realizada a prática da filosofia / conceito de inovação aberta na Natura, que leva à origem de novos projetos.
Foto: Arena de Cocriação
Nos Laboratórios de Pesquisa e Tecnologia Avançada, se encontram os maiores investimentos em tecnologia e inovação, que são utilizados no intuito de conhecer e estudar os ativos e bioativos, ou seja, as substâncias a serem aplicadas nos produtos desenvolvidos pela Natura.
Foto: Laboratórios de Pesquisa e Tecnologia Avançada
Eu me encantei com todos os processos! Desde a área onde ocorrem os estudos das biotecnologias, com o desenvolvimento de peles artificiais através das bioimpressoras de pele, que utilizam células humanas para o desenvolvimento, sendo perfeito para testar substâncias, já que a Natura não realiza testes em animais, até os laboratórios onde se estuda a natureza, como por exemplo através da linha Ekos, onde se promove uma biobeleza, buscando as propriedades naturais dos bioativos (planta, raíz, fruto, tucumã, murumuru, andiroba, patauá…), principalmente da floresta Amazônica.
Uma curiosidade nessa visita foi que todo o complexo, que tem mais de 600.000 m², é ecoeficiente e reflete os valores da Natura. O projeto arquitetônico foi realizado dentro da filosofia do Feng-Shui, mantendo assim o perfeito equilíbrio com a natureza e o equilíbrio das energias.
Agora, o momento mais esperado do dia!
A experiência sensorial imersiva na Casa de Perfumaria do Brasil.
Um espaço montado para mostrar de forma mais objetiva a mensagem da perfumaria na Natura, que é uma perfumaria autoral e diferenciada, sendo especial devido a 3 pilares: a sustentabilidade, a paleta de ingredientes inéditos e a perfumista exclusiva, que é a Verônica Kato, que cria as fragrâncias da marca e também dentro do conceito de inovação aberta, ela cocria em parceria com as maiores Casas de Fragrâncias do Mundo: Givaudan, IFF, Firmenich e Symrise.
Hora de fechar os olhos, relaxar e permitir que as emoções brotem e que a alma seja tocada de forma multissensorial, na Sala Espelhada, em um momento perfeito de entrega aos sentidos.
Na sequência, um belo passeio pelo Jardim Aromático, nos permitiu conhecer cerca de 50 plantas de diferentes parte do Brasil e do Mundo, selecionadas pela perfumista Verônica Kato, com ingredientes exclusivos da biodiversidade amazônica, como a priprioca, a copaíba e a pataqueira, que geram trabalho e renda para as comunidades extrativistas.
Ao chegar no Jardim dos Frascos, nos deparamos com uma linda obra de arte chamada de "Eussência" realizada pela artista Nicole Tomazi, feita com 1500 frascos de fragrâncias e que representa o trabalho da Natura de sustentabilidade na perfumaria, onde até 30% de todo vidro utilizado é reciclado e também há a utilização apenas do álcool orgânico produzido de forma sustentável. O desenho que essa obra forma é a de um feto dentro do útero da mãe. A ideia é de que a nossa essência como ser humano começa na primeira relação da vida, que é com a nossa mãe. Então nessa obra, estão unidas a essência do ser humano com a da Natura, que é a sustentabilidade e a perfumaria.
O último e mais aguardado ponto foi a Sala Alquimia com Projeções 360⁰, onde através da projeção de imagens, repletas de cores e sons, com os cheiros permeando o ar e a possibilidade de acesso a matérias-primas, óleos essenciais e fragrâncias separadas por famílias olfativas, me fez sentir completamente envolvida pelo momento, em meio a um verdadeiro processo alquímico.
Agradeço ao time do Natura Startups, Marília Coelho, Gabriel Fernando e Michael Klem, pela carinhosa recepção e ao Victor Mourched, por guiar essa belíssima imersão sensorial pelo universo Natura.
Por,
Gi Barros.
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