O mercado de franquias de Saúde Beleza e Bem-estar no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pela busca crescente por cuidados pessoais e bem-estar.
De acordo com dados de uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, um dos maiores do franchising brasileiro, foi além das expectativas sendo o segmento que mais cresceu no 1º semestre deste ano com um acréscimo de 18,3%, chegando a R$ 30,4 bilhões nos seis primeiros meses de 2024.
Esse bom desempenho foi alavancado pela mudança de hábitos dos consumidores, diversificação dos serviços oferecidos, que vão desde tratamentos corporais até procedimentos estéticos avançados, maior atenção aos cuidados pessoais, por uma recuperação mais forte na área de serviços e pela manutenção dos bons resultados dos canais digitais.
Segundo a diretora da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar da ABF, Claudia Vobeto, o segmento voltado à prestação desses serviços foi beneficiado principalmente pela tendência e busca por uma vida mais equilibrada e saudável por parte dos consumidores, tornando esse serviço como prioritário. " As pessoas estão se cuidando, se conscientizando e se informando mais. Os hábitos para chegar aos serviços mudaram e as franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar, assim como todo o setor, souberam se adequar a essas mudanças. Além disso, combinação de fatores como mudanças nos estilos de vida, aumento da renda disponível e demanda por produtos e serviços personalizados está impulsionando o crescimento contínuo desse segmento. Acho que tudo gira em torno do “viver bem” que todos tem buscado. O bem-estar passou a ser uma prioridade, necessidade básica”, afirmou.
Em sintonia com esse crescimento está a Royal Face, maior rede de harmonização facial do Brasil que já cresceu mais de 15 % no primeiro semestre de 2024. Para todo o ano, a franquia prevê crescimento no faturamento entre 22% a 25%. A rede possui 350 clínicas vendidas, o que representa um crescimento de 10% em unidades e prevê abrir esse ano mais de 50 clínicas, especialmente em cidades médias e pequenas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
A rede de franquias, fundada pela dentista Andrezza Fusaro, faz parte do grupo SMZTO, maior grupo de investimentos em franquias do país, que tem como fundador e presidente do conselho, o empresário José Carlos Semenzato e conta com dois modelos de negócio, o Slim e o Premium, oferecendo mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais. A rede tem investimento inicial a partir de R$ 257 mil, com retorno previsto entre 18 e 24 meses. Desde 2022, a Royal Face também conta com os sócios embaixadores, o casal Flávia Alessandra e Otaviano Costa, que fazem parte do conselho de marketing e estratégia da rede.
Para André Alves, CEO da Royal Face, as franquias de saúde, beleza e bem-estar oferecem uma série de vantagens para os empreendedores, como a possibilidade de contar com uma marca reconhecida no mercado. “São muitos os fatores que diferenciam a Royal Face no mercado, oferecemos qualidade e segurança, suporte completo e treinamento de equipe, além de ser um modelo de negócio lucrativo”, afirma o executivo.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
Comentarios