top of page

FLACIDEZ FACIAL: DÁ PARA EVITAR OU REVERTER? DESCUBRA O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS!

Com o aumento do uso das canetas emagrecedoras, flacidez é um dos problemas estéticos que mais gera queixas, fazendo com que a busca por tratamentos contra os sinais de envelhecimento cresça cada vez mais.



Com o avançar da idade, a pele do nosso rosto e corpo, devido a fatores internos e externos, passa por uma série de alterações que podem causar desconforto estético para a grande maioria das pessoas. Um exemplo é a flacidez facial, responsável por conferir aquela aparência cansada ao rosto, marcada por olheiras profundas e sulcos mais proeminentes. “A partir dos 25 anos de idade nós começamos a sofrer uma diminuição natural na produção das fibras de colágeno e elastina, além de perda óssea da estrutura responsável por manter todo um conjunto de outras elementos em seu lugar, como os compartimentos de gordura, os músculos e a pele. Sendo assim, conforme essa perda do arcabouço ósseo ocorre, os outros tecidos, antes sustentados por ele, passam a ter dificuldade em se manter no lugar, o que piora ainda mais a flacidez facial”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Estas mudanças na face são causadas por uma variedade de motivos, que incluem fatores genéticos, externos (sol, poluição, tabagismo, álcool, distensão da pele pelo efeito sanfona ou gestação) e também maus hábitos que adotamos durante a vida, como alimentação inadequada e falta de exercícios físicos”, comenta. 


De acordo com a Dra. Paola, este processo pode ser facilmente percebido quando o paciente olha no espelho e visualiza, por exemplo, a mandíbula sem definição e as maçãs do rosto caídas, sinais de que a firmeza da pele da face e seus compartimentos internos já não são mais os mesmos. Segundo a Dra. Paola, isso ocorre por que a perda da estrutura óssea combinada com o deslocamento dos compartimentos de gordura e a diminuição do tecido muscular causam o apagamento do contorno da face.


Porém, apesar de ser um processo natural, existem inúmeros procedimentos estéticos para prevenir e tratar a flacidez facial, sendo que cada um age em um nível diferente da flacidez, focando no tratamento direto de uma estrutura facial específica. Mas uma coisa precisa ficar muito clara: os procedimentos estéticos que visam combater a flacidez têm como principal objetivo estimular a produção de colágeno, proteína estrutural responsável pela sustentação da pele. 


Segundo a Dra. Paola, o tratamento da diminuição e deslocamento de compartimentos de gorduras pode ser feito, por exemplo, através da utilização de preenchimentos de sustentação facial. “Outra opção é o ultrassom microfocado, aparelho que promove pontos de coagulação na fáscia muscular da face (tecido que recobre a musculatura da face), estimulando a neocolagênese, ou seja, formação de novas fibras de colágeno e consequentemente maior firmeza da pele onde aplicado, explica a médica. Além disso, existem alguns lasers e radiofrequências que auxiliam na manutenção de colágeno na pele. A hidroxiapatita de cálcio e o Ácido L-Poli-Latico são bioestimuladores de colágeno injetáveis. Ou seja, quando injetados na pele através de injeções, estimulam a produção de novas fibras de colágenos e ‘engrossam’ as fibras já existentes, levando a uma maior firmeza da pele tratada”, destaca a médica. Outra possibilidade é a indicação do Volnewmer, segundo a Dra. Paola. “Por meio do aquecimento promovido pela radiofrequência monopolar, ele aquece a derme chegando até a temperatura de 60°C e por isso estimula e reorganiza as fibras de colágeno. Com isso, o procedimento consegue melhorar a textura da pele, dar viço e reduzir sinais de envelhecimento. O tratamento é indicado para todos os tipos de pele e a grande vantagem é que não necessita de tempo de recuperação. E o melhor de tudo: é indolor!”, completa a dermatologista. Com Volnewmer, há a “redensificação” da pele, com melhora da espessura da pele que afina com o processo natural de envelhecimento.


Segundo o Dr. Renato Soriani, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, tratamentos com poder de regeneração também são importantes. Um deles é o Lipocube, um pequeno cubo que permite que a gordura, coletada do próprio paciente no consultório sob efeito de anestesia local, seja transformada em um material rico em células-tronco e fatores de crescimento com propriedades rejuvenescedoras e regeneradoras da pele e tecidos. “Como esse dispositivo é capaz de quebrar a gordura em diferentes tamanhos dependendo da necessidade, conseguimos realizar um rejuvenescimento global da face, tratando todos os fatores envolvidos no processo do envelhecimento do rosto, da reabsorção óssea e dos compartimentos de gordura até a perda da qualidade da pele”, destaca o dermatologista Dr. Renato.


Por fim, os médicos lembram que há um grande arsenal de procedimentos estéticos que podem ajudar a tornar a pele mais firme e menos flácida, como bioestimuladores injetáveis, radiofrequência microagulhada, laser e ultrassom microfocado. “Porém, todos eles só terão resultados realmente satisfatórios e eficazes caso haja uma indicação correta”, finaliza a Dra. Paola.


FONTES:


*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista


*DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2017-2021), o médico é CEO da Renascence Dermatologia (Ribeirão Preto/SP) e Key Opinion Leader nacional e mundial de marcas como INMODE, Entera, DEKA e LMG, além de atuar como coordenador e palestrante em congressos nacionais e internacionais. CRM 121106 | Instagram @renatosoriani.dermato


 


Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




Comments


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page