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DSM-FIRMENICH APRESENTA CELSIUS, UM ESTUDO COMPLETO SOBRE OS NOVOS CÓDIGOS DA MASCULINIDADE



A dsm-firmenich apresentou recentemente os 5 pilares, que fazem parte da identidade masculina, resultado de um estudo de mais de 10 anos, o programa Celsius, que mostra as mudanças no comportamento, na forma de pensar, de ver a vida e de sentir as emoções. O evento aconteceu na Range Rover House em Sâo Paulo, um lugar escolhido a dedos e com total conexão com a pauta.


O objetivo desse estudo era entender a nova demanda do consumidor masculino brasileiro, e assim, desenvolver projetos e fragrâncias com mais assertividade para os clientes da dsm-firmenich.



Foi realizado então, um estudo qualitativo com 84 homens, distribuídos em minigrupos heteros e homoafetivos e também através de entrevistas em profundidade com afrodescendentes, entre 22 e 55 anos, classes A+, A, B e C, sendo eles heavy users de perfumaria, dentro das seguintes localidades: São Paulo e Recife.


Para que os resultados tivessem mais profundidade e uma visão mais imparcial, alguns especialistas em comportamento foram convidados para analisarem as mais de 260 horas de entrevistas com o consumidor, dentre eles: André Carvalhal, escritor, apresentador, consultor e palestrante do TED Talk; Aquiles Paiva, psicólogo e psicoterapeuta da linha corporal focado no universo masculino; Elisabeth Teixeira, psicoterapeuta e mestre em estudos de gênero e diversas masculinidades; Guilherme Valadares, diretor do Papo de Homem e produtor do documentário: Precisamos falar com Homens e Ricardo Arroio, Coach e consultor, que trabalha há muitos anos com o universo masculino.


Através de uma consultoria, realizou-se uma varredura de mercado para entender como a mídia e as empresas estavam se comunicando com esse homem e assim, alguns grandes pilares que sustentam a identidade masculina foram identificados.


Os 5 pilares apresentados que sustentam a Identidade Masculina foram: Liberdade, Direito de Existir, Sucesso, Legado e Sexualidade.



Pilar Liberdade:

A liberdade de olhar para dentro, sentir e expor as emoções.


Pilar Direito de Existir:

O direito de existir, que é um novo pilar, fala com a diversidade e traz junto as minorias.


Pilar Sucesso:

O sucesso que vai além da carreira profissional e preza pela qualidade de vida.


Pilar Legado:

O legado, que são os ideais e propósitos de um mundo melhor para seus filhos e também seres humanos melhores para o mundo através da sustentabilidade.


Pilar Sexualidade:

Onde vemos a mudança do “Foi bom para você?” para o “Foi bom para nós dois?”.


Amei a forma como o evento foi conduzido, mostrando como era o posicionamento no passado e como será o futuro, olhando em uma perspectiva da perfumaria Prestige.


Fomos convidados a uma imersão por cada um dos pilares, revisitando esse passado e comparando-o com o futuro, acompanhando a forma como marcas ícones da perfumaria mundial mudaram inclusive a sua comunicação, expressando todo esse movimento que vem acontecendo ao longo dos anos.



Os exemplos apresentados em campanhas dentro de cada Pilar foram:


Liberdade: Com Cool Water, que traduz olfativamente a liberdade, apresentando seu último lançamento Reborn, que significa, renascer.


Direito de Existir: Através da campanha de CK One, que ressalta que todos tem o direito de existir.


Sucesso: A fragrância Boss Bottle, que traz a personificação do terceiro pilar (ambas campanhas, antiga e atual foram apresentadas).


Legado: Evolução do Polo, abraçando todos os códigos e a nova geração, trazendo para o momento atual o propósito (Fragrance for purpose) e a sustentabilidade, sendo agora uma fragrância para todos.


Sexualidade: As campanhas de K de Dolce & Gabbana e agora a chegada de Q, mostram a evolução do passado para uma visão de futuro.


Para cada um dos Pilares apresentados, havia uma ilustração olfativa, ou seja, a interpretação de como poderia ser o cheiro de cada um deles. Uma grande evolução, sendo traduzida através das fragrâncias, conhecendo de perto esse novo homem. Tivemos a oportunidade de conhecer através das criações dos renomados perfumistas da dsm-firmenich, as perpectivas olfativas imaginadas dentro de cada pilar.



Conheça as 5 fragrâncias que representam os Códigos Masculinos:


Liberdade: Mineralidade / Densidade



Para expressar a liberdade, o perfumista Clement Gavarry foi buscar inspiração nas novas expressões de FRESCOR e MASCULINIDADE, que tem como foco a MINERALIDADE, que agrega densidade para as notas frescas, reforçando masculinidade, modernidade e sofisticação, pois é o FRESCOR FACETADO.


As notas mais aquosas e frescas de saída são intensificadas pelo Lavandin da Provence, que tem essa tonalidade fresca de brisa, intensificada pelo patchouli da Indonésia e pelo vetiver do Haiti.



Direito de Existir: Conforto / Autenticidade



A criação olfativa que enfatiza esse pilar, tem no CONFORTO a expressão máxima de AUTENTICIDADE.


Para isso, o perfumista Adilson Rato, abusou da utilização dos MUSKS, que fazem parte da identidade DSM-FIRMENICH, para reforçar a sensação de conforto, de pele, de tato... e fez uma associação com notas mais ambaradas e levemente adocicadas que trazem uma tonalidade aditiva para a criação, como bálsamo do Peru e o sândalo.


O brilho vertical da pimenta rosa e do cipreste acompanha a nota durante todo o seu percurso, reforçando modernidade da criação.



Sucesso: Amadeirado / Enigmático



Falar do território de sucesso é falar de fragrâncias AMADEIRADAS, pois representam FORÇA e masculinidade.


E, para esse pilar, a master perfumista Nathalie Lorson, criou um BOUQUET DE MADEIRAS extremamente sofisticadas, que podem ser sentidas desde o início, trazendo em sua saída, a combinação perfeita com as notas de toranja e laranja. Uma fragrância enigmática e ultra textural, que desperta o desejo de descobrir, de entender o que está por vir...o que sustenta tamanho sucesso.


Um bouquet à base de íris e cedro da Virgínia e, que traz uma composição de Vetiver do Haiti, com suas nuances mais rústicas, meio terroso e levemente defumado. Uma criação intensa, densa e profundamente masculina.



Legado: Fougére Reinventado



O território LEGADO foi trabalhado de forma a reinventar os fougéres, que fazem parte dos grandes clássicos masculinos, agregando modernidade através das notas aromáticas.


A master perfumista Nathalie Lorson, privilegiou contraste trazendo um blend de aromáticos multifacetados, simbolizando a batida do coração dessa fragrância – utilizando principalmente a sálvia e a lavanda francesa – ingredientes extremamente qualitativos associados as notas de cedro e de labdanum, que oferece um toque balsâmico para a criação.


Com isso, Nathalie criou uma dimensão dos fougéres que veio para ficar, como um legado olfativo para as novas gerações.



Sexualidade: Ambarado / Intrigante



No território da SEXUALIDADE, a ideia era criar uma fragrância para DESPERTAR CURIOSIDADE, sendo ela intencional e provocativa, como uma nova arma de sedução!


Para isso, o perfumista Clement Gavarry trabalhou numa composição intrigante e cheia de contrastes, quase que reforçando uma dualidade de sensações como forma de explorar a sensualidade desse homem.


Já na abertura, ele trouxe as especiarias, como a canela, principal ingrediente e a nota vai evoluindo com as notas resinosas e balsâmicas contrastadas com um blend de aromáticos. O fundo evidencia a força masculina pelas madeiras, principalmente o vetiver, que acaba dando brilho ao dulçor da vanilla.



Uma homenagem a nova masculinidade: Programa Celsius Parfum



Uma fragrância desenvolvida pelo master perfumer Alberto Morrillas especialmente para o projeto Celsius. Um perfume que traduz os novos códigos da masculinidade e transmite fluidez, leveza, transparência de sentimentos e elegância.


“Esta fragrância é uma jornada interior para encontrar atenção plena, equilíbrio e pureza, uma fuga incomparável para elevar-se todos os dias.”



Agradeço a Jessica Meneguel pelo convite e a oportunidade de acompanhar esse preview, que tanto agrega ao universo da perfumaria e ao time dsm-firmenich, Patrícia Nogueira, Vice-Presidente da Divisão de Perfumaria Fina para América Latina, Daniela Cunha, Diretora de Marketing, Adriana Thiago, Diretora de Consumer Insights e Rodolfo Melo, Diretor Olfativo, pela maravilhosa apresentação.





Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista em Perfumaria


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