Quente ou gelado, especialista da Bio Ritmo mostra os melhores tipos para ingerir antes e depois das atividades físicas
Divulgação
Segundo levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, e o Brasil é um desses grandes consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor International, a bebida teve um crescimento no país de 25% nos últimos anos, representando o dobro da média mundial que é de 13%. Além de sua tamanha diversidade de tipos e formas de consumo, o chá possui diversos benefícios para a saúde, a depender da folha, fruta ou raíz infusionada.
Fúlvia Hazarabedian, head do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, marca fitness high end, explica mais sobre essa bebida milenar e traz dicas dos melhores tipos para se tomar antes e depois de exercícios físicos, para potencializar seus treinos.
1. Chá preto
O chá preto possui cafeína em sua composição, aumentando a energia para as atividades físicas e também sendo um ótimo potencializador, auxiliando no foco e na concentração.
No entanto, devido a presença da cafeína, Fúlvia comenta que é preciso tomar alguns cuidados: “O volume de cafeína pode não ser bom para todos, porque alguns têm sensibilidade absorvedora dessa substância, gerando insônia e podendo mexer com o ritmo metabólico, fazendo com que toda a performance do paciente seja alterada. Por isso é muito importante conhecer seu próprio corpo para entender como ele reage a certos alimentos”
2. Chá verde
Um grande aliado na saúde em geral, o chá verde pode aumentar a energia e a resistência no treino, potencializando a circulação sanguínea e o gasto calórico. Além disso, é um aliado para a recuperação muscular e assim como o chá preto, o chá verde também possui cafeína na composição.
3. Chá indiano
O Chai, ou chá indiano é uma opção para quem quer inovar no pré-treino. Feito com chá preto, leite, açúcar e diversas especiarias como: gengibre, cravo-da-índia, cardamomo, noz-moscada, pimenta do reino e canela, tem muitos benefícios como efeito descongestionante, auxílio na melhora da circulação sanguínea, no sistema digestivo e acelera o metabolismo.
4. Chá de guaraná
Originário da Amazônia, o guaraná também pode ser consumido em forma de chá. Feito a partir das sementes da fruta, ela é usada para combater o cansaço físico e mental. Como contém cafeína, o pó de guaraná serve para repor a energia e melhorar a atenção.
5. Chá de gengibre
Aliado para o pré e pós-treino, o chá de gengibre melhora o funcionamento do intestino, acelera o metabolismo, combate a retenção de líquidos e auxilia na prevenção de inflamações mais graves, além de melhorar a imunidade.
6. Chá de canela
O chá de canela também é um chá de mil e uma utilidades, pois possui propriedade calmante, tem ação detox, regula o intestino e auxilia na perda de peso. Além disso, melhora a capacidade cognitiva, contribui para a saúde sexual e dificulta o envelhecimento precoce.
7. Chá de ginseng
Outra boa opção de consumo antes de se exercitar é o chá de ginseng. Essa planta é conhecida por suas ações adaptogênicas, ou seja, que ajudam o corpo a lidar com o estresse físico, mental e emocional. Mais do que isso, também promove energia, reduz a fadiga, aumenta a resistência e melhora a capacidade de concentração e desempenho.
8. Chá de alecrim
O chá de alecrim possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo um aliado do corpo para se recuperar após o exercício físico. Além disso, possui efeito calmante no sistema digestivo, auxiliando na absorção de nutrientes.
9. Chá de Camomila
Outra flor que é ideal para o pós-treino é a camomila. O chá de camomila tem efeitos relaxantes sobre o corpo e a mente, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse pós-treino, favorecendo a recuperação muscular e o descanso adequado.
10 Chá de passiflora
A passiflora é a flor do Maracujá e também é uma opção para quem busca relaxar no pós-treino. Devido a suas propriedades calmantes e sedativas, alivia o estresse e promove um ótimo sono.
Como consumir
A nutricionista explica que a temperatura que é consumida o chá não faz diferença. No entanto, é preciso tomar cuidado na forma de preparo: “Dependendo do que é utilizado para infusionar o chá, seja caule ou folha, é preciso tomar cuidado para não queimar os princípios ativos. Dessa forma, é necessário entender a técnica de como manipular cada ingrediente.”
Além disso, Fúlvia comenta que os chás podem ser misturados, podendo potencializar e aumentar os benefícios “Há também a possibilidade de misturar os chás entre eles e também adicionar frutas como limão, ou mel para deixá-los mais gostosos. Porém, assim como qualquer outra substância é sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de incorporar novos suplementos ou chás à sua rotina, especialmente se tiver condições médicas pré-existentes ou estiver tomando medicamentos”, finaliza a especialista.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
Kommentare