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CABELO DO FUTURO: COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTÁ MUDANDO O MERCADO DE BELEZA

Keune Haircosmetics apresenta o primeiro desfile com tendências capilares criado totalmente com inteligência artificial .


Modelo feita com Inteligência Artificial pela Keune Haircosmetics


Guiada pelo dinamismo das tendências que mudam com o piscar de olhos, a indústria da beleza sempre esteve na vanguarda da inovação. E com a Inteligência Artificial revolucionando diversos setores, certamente com este não seria diferente. Segundo a última pesquisa realizada pela InsightAce Analytic, o mercado global de Inteligência Artificial (IA) no segmento de Beleza e Cosméticos deve alcançar US$ 13,34 bilhões em 2030.


A individualidade e a personalização das experiências - duas características intrínsecas do segmento de beleza - geram uma riqueza de dados que alimentam Inteligência Artificial, tornando-a mais precisa e eficaz. Isso também posiciona a IA como uma aliada valiosa para os profissionais, oferecendo ferramentas que otimizam o atendimento, conectando tendências e prevendo comportamentos de consumo. 


Se falarmos dos cabeleireiros, por exemplo, a IA pode recomendar cortes, cores e tratamentos com base nas preferências, necessidades e características de cada cliente, enriquecendo e personalizando os atendimentos. E esse enfoque na personalização será cada vez mais importante, como evidenciado por um estudo da Forrester, que revelou que 77% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por isso. 


Reconhecendo o grande potencial da aplicação da Inteligência Artificial no segmento, a Keune Haircosmetics, marca de produtos capilares profissionais, se destaca ao anunciar a primeira ‘coleção para cabelos’ desenvolvida inteiramente por IA. Intitulada de Imagine Collection, o projeto é um desfile com modelos reais que exibe as próximas tendências em corte e coloração desenvolvidas a partir do uso de IA e apoiada por toda a expertise dos cabeleireiros e embaixadores da marca, Tiago Aprigio e Du Nunes. 


Modelo feita com Inteligência Artificial pela Keune Haircosmetics


“Anualmente apresentamos para outros profissionais nossas previsões para as próximas temporadas e, a partir de pesquisas, identificamos a forte intervenção da IA nos segmentos de maquiagem, skincare e cabelos. Com isso, indo muito além de uma campanha tradicional, decidimos criar a primeira coleção desenvolvida integralmente com a tecnologia”, comenta Tiago Aprigio. 


Exibida no dia 7 de outubro para cerca de 300 cabeleireiros convidados da marca em um evento exclusivo na cidade de São Paulo, a Imagine Collection busca reforçar o conceito da  Inteligência Artificial como uma auxiliar no processo criativo e inspiracional dos profissionais, fazendo com que o público reconheça as facilidades do digital para otimizar suas criações do mundo real. 


Desfile Imagine Collection em São Paulo 


“Com IA podemos avaliar e fazer recomendações precisas para nossos clientes, se adequando ao estilo e características de cada um. No universo capilar existe uma infinidade de possibilidades que podem ser exploradas, principalmente quando falamos em coloração, e a tecnologia pode ser uma facilitadora de caminhos. Isso ajuda a otimizar o tempo do profissional e também a aumentar a satisfação do cliente, que vai se sentir valorizado e compreendido”, complementa Du Nunes. 


Além do olhar dos embaixadores, educadores e profissionais de marketing, a Keune se uniu também à Inventos Digitais, empresa liderada por um dos principais especialistas da área, Miguel Lannes Fernandes. Utilizando ferramentas como Mid Journey, Claude e Runway, o time gerou imagens e vídeos hiper-realistas, além de textos e locuções que também foram produzidos por recursos de Inteligência Artificial.


Encontro realizado em fevereiro de 2024 com profissionais envolvidos no projeto


A Diretora de Marketing da marca, Silmara Perla, destaca que a sensibilidade que apenas o toque humano pode proporcionar foi fundamental para garantir que as nuances, formas, texturas e particularidades de cada mulher fossem refletidas nas imagens da coleção. “Nosso maior aprendizado foi que a tecnologia pode nos oferecer a tela, mas só a alma humana tem a capacidade de colorir o futuro”, conta.

 

Para chegar ao resultado final de 10 modelos, foram produzidas 600 imagens durante oito meses de um trabalho que foi conduzido de forma virtual, já que os profissionais envolvidos estavam espalhados não só pelo Brasil, mas também Estados Unidos e Portugal.













Modelo em IA  e real para desfile Imagine Collection em São Paulo


Para Marcelo Raskin, CEO da Keune Brasil, que também participou ativamente do desenvolvimento da coleção, o projeto é uma forma de manter vivo o legado da inovação que a Keune carrega desde sua criação. “Ao longo de um século, buscamos maneiras de reafirmar nosso DNA inovador sem deixar de lado a tradição. Preservamos nossas raízes ao mesmo tempo em que buscamos por novas oportunidades. Fomos pioneiros ao lançar o primeiro líquido permanente e o primeiro spray aerosol para cabelos. Também fomos a primeira marca de beleza a entrar no universo dos NFT e, agora, a primeira a criar essa coleção que conecta o profissional cabeleireiro à Inteligência Artificial”, conta. “Nosso compromisso é adaptar-nos aos diferentes cenários que surgem, sempre incentivando mudanças positivas no setor”, finaliza. 




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


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