BUTTER SKIN: EM ALTA ENTRE FAMOSAS, 'PELE DE MANTEIGA' PROPÕE BRILHO NATURAL HIDRATADO, FRESCO E SUAVE
- Gisele Barros
- há 1 dia
- 4 min de leitura
Mikey Madison, por exemplo, abraçou no Oscar a estética mais suave nos cuidados com a pele, evitando o alto brilho tradicional da beleza do tapete vermelho. Nova tendência é um meio termo entre a pele matte e o famoso glass skin, indo ao encontro de um visual hidratado, fresco e suave.

Sempre houve uma alternância entre a pele matte e a iluminada entre as tendências de beleza. O revezamento produziu tendências como Glow Beauty e Glass Skin, mas agora um meio termo parece fazer mais sucesso. Apelidado de Butter Skin, ou "pele de manteiga", essa tendência foi vista inclusive no Oscar, com a atriz premiada Mikey Madison. A tendência prioriza uma pele com acabamento sedoso, macio e natural, diferente das modas anteriores, que buscavam um glow intenso e altamente iluminado. “A Butter Skin aposta no equilíbrio entre hidratação e viço, criando um visual fresco e naturalmente radiante”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Embora a tendência possa ser conquistada facilmente com o uso de maquiagem, há tratamentos que podem deixar a pele naturalmente iluminada, então é possível ter a ‘pele de manteiga’ sem abusar da maquiagem”, explica o dermatologista.
A chave para essa tendência é um skincare eficaz, focado na hidratação e na textura da pele, segundo a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A limpeza com produtos específicos para cada tipo de pele é fundamental para remover o excesso de oleosidade, células mortas, poluentes e outras sujidades que podem causar danos à pele, além de prepará-la para receber os produtos que serão aplicados na sequência”, detalha a médica. Após a limpeza, é a vez da hidratação, que, segundo a médica, vai restaurar a umidade nas camadas superiores da pele e fortalecer a barreira cutânea. “Nessa etapa, podem ser utilizados ingredientes com propriedades reparadoras, calmantes, antioxidantes e renovadoras”, diz. A Butter Skin se baseia em uma pele bem nutrida e hidratada. “Podemos indicar um ácido que cause renovação celular e que estimule colágeno. E o principal ácido da nossa rotina de skincare é o ácido retinóico, que possui os melhores efeitos, mas deve ser orientado de maneira correta para que não haja sensibilização da pele do paciente”, explica a Dra. Flávia.
Quanto aos procedimentos a médica sugere técnicas como ultrassom microfocado, que pode ajudar no estímulo de colágeno. “E, para melhorar a qualidade do tecido cutâneo e a hidratação, podemos apostar em injetáveis como o Prophilo, um ácido hialurônico aplicado para melhorar o glow e a hidratação da pele. Um tratamento importante é o Hydrafacial, que combina esfoliação, hidratação e infusão de antioxidantes para um glow natural”, completa a médica.
Já o dermatologista Dr. Abdo Salomão indica os lasers, como Quadri Pico e Hybrid Co2. “Com Quadri Pico, conseguimos tratar as hiperpigmentações. Ele age nos melanócitos para esvaziá-lo, ou seja, ele interage com os grânulos de melanina na hora para destruir esse pigmento”, explica o Dr. Abdo Salomão. São indicadas quatro sessões com intervalo de 15 dias. “Já a técnica do Hybrid Co2, na configuração de laser frio, age em camadas mais superficiais, o que melhora a qualidade de pele, uniformiza o tom, estimula colágeno e trata rugas. Também podemos usar estratégias como o drug delivery, em que aproveitamos as portas de entrada criadas pelo laser para aplicação de fármacos que conseguem penetrar em camadas mais profundas, melhorando a terapêutica”, diz o médico.
Por fim, a Dra. Flávia reforça a importância da fotoproteção. “O protetor solar de amplo espectro com FPS de, no mínimo, 30, deve ser aplicado diariamente e reaplicado a cada duas horas. A exposição solar desprotegida é a principal aceleradora do envelhecimento precoce, causando manchas, rugas e flacidez, além de aumentar o risco de câncer de pele”, alerta a dermatologista. “A Butter Skin é a tendência perfeita para quem busca uma pele bonita sem exageros. Ao investir em hidratação, proteção e tratamentos suaves, é possível conquistar um glow natural e sofisticado. Mas o ideal é buscar ajuda de um dermatologista”, finaliza o Dr. Abdo.
FONTES:
*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior. Instagram: @drabdosalomao
*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

Commenti