Programa de aceleração cresceu 2900% versus sua primeira edição, em 2022, e é aposta da marca para ampliar seu alcance em uma das principais plataformas de conteúdo do mundo
Segunda edição contará com 300 participantes, tendo como prêmio final protagonizar uma campanha da marca e R$50 mil
De acordo com o Censo dos Criadores de Conteúdo do Brasil, realizado pela Squid, o país possui mais de 500 mil creators, dos quais 73% fazem parte do TikTok. Diante deste cenário, o Boticário amplia seu investimento no mercado de marketing de influência e anuncia a segunda edição do Botiverso, laboratório de criadores de conteúdos virtuais, voltados para o TikTok.
A marca de beleza mais amada dos brasileiros* criou um formato inovador para engajar nano e micro influenciadores em uma das principais plataformas de conteúdo da atualidade. Antenado ao poder da “creator economy”, que movimentou aproximadamente R$82 bilhões no mundo, segundo informações Collabstr, o Boticário está em busca de novos talentos para potencializar o alcance da marca nas redes sociais e criar conexão com novos públicos.
Em sua segunda edição e em cocriação com a agência SoWhat, o Botiverso contará com várias missões de criação de conteúdo de forma gamificada, nas quais os influenciadores serão avaliados de acordo com o desempenho. Qualidade, quantidade, engajamento e performance serão alguns dos critérios avaliados para a seleção dos finalistas. O grande vencedor da segunda edição ganhará um prêmio de R$50 mil, um contrato anual e a oportunidade de participar de uma campanha do Boticário.
Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, conta que a marca acompanha as tendências de comportamento de consumo e percebeu uma oportunidade que, até então, não era explorada por outras empresas do setor de beleza.
“O TikTok é uma ferramenta poderosa de entretenimento, conversa, compra, trends e convencimento. Sabemos do potencial da plataforma e, por meio do Botiverso, queremos aprofundar nosso relacionamento com criadores de conteúdo da plataforma, criando um cenário mais inclusivo e fazendo com que nossa marca chegue a novos lugares e novos consumidores”, conta a executiva.
Para isso, a marca amplia em 2900% o número de vagas: em 2022, foram 10 creators selecionados para o projeto e, neste ano, 300 nomes farão parte do Botiverso. De forma mais estratégica, e com apoio de influenciadores experientes como Vivi Wanderley, Adam Mitch, Marina Cristofani, Matheus Pasquarelli e Tassiane Cruz para recrutar e orientar os participantes, O Boticário foca em reviews de produtos – um formato muito conhecido e com enorme potencial de entretenimento, conversa e conversão de leads.
“Na última edição, tivemos mais de 1700 inscritos e perfis com grandes chances de crescimento nas plataformas, para apenas 10 vagas. Agora, mais creators terão a oportunidade de mergulhar nesse universo criativo conosco e, consequentemente, conquistar maior visibilidade nas redes sociais”, ressalta De Masi. Com a expansão do Botiverso, a empresa mostra o interesse em investir, cada vez mais, em um ecossistema em ascensão. Mundialmente, o mercado de criadores de conteúdo cresce mais de 40% ao ano desde 2019, aponta a Collabstr. Segundo a consultoria Influencity Marketing Hub, o Brasil tem cerca de 9 milhões de influenciadores digitais – montante equivalente à população total de Paraíba, Espírito Santo e Roraima, juntos.
Passaporte para o Botiverso
Com inscrições abertas até 10 de setembro, o programa selecionará criadores que publicarem um review criativo de qualquer produto da marca no Tiktok, com a hashtag #EudeBoti e a #oBoticario. O objetivo da iniciativa é seguir atraindo, desenvolvendo e apoiando pequenos influenciadores do universo de beleza e, assim, estimular a criatividade para gerar conteúdos cada vez mais originais, além de ampliar o ecossistema de relacionamento da empresa com influenciadores digitais.
Para garantir que toda a essência do povo brasileiro seja representada no projeto, e acompanhar a capilaridade do Boticário, que está presente em mais de 4 mil pontos físicos por todo o país, a marca escolherá influenciadores de todas as regiões do Brasil. Além disso, ao menos 50% dos criadores de conteúdo farão parte de algum grupo de diversidade: raça, gênero, idade, Pessoas com Deficiência (PCD) e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).
“Buscamos perfis autênticos, que tenham conhecimento sobre beleza e sejam capazes de apresentar a marca ao seu público de forma inovadora. Vamos explorar a diversidade e encontrar pessoas que estejam conectadas, de alguma forma, com o nosso portfólio. Temos diferentes marcas, cada uma com suas linhas de produtos, e que conversam com diferentes tipos de pessoas. Por isso escolhemos o TikTok, uma rede social muito plural, que tem potencial de engajar diferentes comunidades”, complementa a executiva.
Uma pesquisa conduzida pela Nielsen, para o TikTok, revela que 76% dos usuários estão abertos a consumir conteúdos sobre novos produtos e 72% participariam de tendências/hashtags de marcas. Marcela destaca que, esta abertura da audiência é fundamental para desenvolvimento do Botiverso como uma comunidade que amplia o alcance da marca, e, ao mesmo tempo, fomenta novos criadores de conteúdo.
“Entendemos a relevância da plataforma na construção de narrativas originais, engajamento do público, captação de leads, geração de tendências em lifestyle e influência na jornada de potenciais consumidores. São fatores importantes para a criação de conexões verdadeiras e profundas, que é o que buscamos, tanto com nossos consumidores quanto com os creators”, completa De Masi.
Para mais informações sobre a campanha, acesse o perfil oficial da marca no TikTok: @oboticario.
Serviço
Botiverso – Aceleradora de creators do Boticário
Inscrições gratuitas
Prazo: até 10/09
Mais informações: TikTok Oficial da marca @Oboticario
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista em Perfumaria
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