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BELEZA COM PROPÓSITO: 6 MARCAS QUE TRANSFORMAM A INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

Conheça algumas empresas parceiras eureciclo que investem na reciclagem e impulsionam uma produção mais consciente



Quando os consumidores fazem escolhas conscientes e optam por marcas e produtos que utilizam ingredientes naturais e adotam boas práticas para redução de impacto ambiental, conquistam benefícios além da saúde da pele, e contribuem diretamente para a preservação do planeta. Um desses indicadores é utilizar marcas que investem na cadeia de reciclagem. Com quase 600 clientes no segmento de beleza, a eureciclo, empresa pioneira em estruturar a cadeia de reciclagem no Brasil, compensou cerca de 36 mil toneladas de resíduos, gerados por embalagens de cosméticos, produtos de higiene e beleza, em 2024.

 

De acordo com o levantamento “Green Cosmetics Market Size: Global Forecasts to 2029” (Tamanho do Mercado de Cosméticos Verdes: Previsões Globais até 2029), divulgado recentemente pela Globe Newswire, prevê-se um crescimento no mercado global de cosméticos verdes de 5,1% entre até 2029. Diversos fatores estão impulsionando esse crescimento, incluindo mudanças nas preferências do consumidor em direção a produtos naturais e orgânicos, preocupações com o impacto ambiental e uma crescente conscientização sobre os efeitos nocivos de certos ingredientes presentes em alguns cosméticos.

 

Na opinião de Camila Bós Vidal, head de marketing da eureciclo, “é importante identificarmos as motivações e os propósitos atrelados a determinadas escolhas do consumidor para entendermos e acompanharmos as curvas de tendências e nos adequarmos à realidade, onde atualmente a sustentabilidade é um alicerce central da economia verde e ponto de atenção aos consumidores. Quando mudamos a nossa relação com o que se chama de lixo, moldamos a nós mesmos e conseguimos transformar consumo em escolha, conforto em consciência, indiferença em cuidado e o que a sociedade chama de lixo, em resíduo, que gera renda para milhares de pessoas”.

 

O mercado global de cosméticos verdes continuará a ser expandido, atingindo novos patamares até o ano de 2029. Este crescimento é impulsionado não apenas pela demanda do consumidor, mas também pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos sustentáveis por parte das empresas do setor.

 

Muitas marcas estão comprometidas com a utilização de ingredientes naturais e orgânicos, sem o uso de substâncias químicas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O movimento global em direção a cosméticos mais sustentáveis é respaldado por dados da Euromonitor International, que indica que 62% dos consumidores no Brasil preferem marcas que possuem práticas sustentáveis. Esses consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à transparência das empresas e às suas políticas ambientais.

 

Segundo levantamento do Instituto Quantas, realizado em 2023, 52% dos entrevistados ouvidos conheciam o selo eureciclo e 77% consideram que os selos que demonstram o compromisso das marcas com o meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem são de grande importância.

 

6 marcas de cosméticos que investem na reciclagem

 

Confira algumas marcas que usam o selo eureciclo e que investem na cadeia da reciclagem e buscam gerar impacto positivo para a sociedade.

 

Alva Cosméticos


Alva Cosméticos é uma marca comprometida em redefinir os padrões da beleza sustentável. Seus produtos são desenvolvidos com ingredientes naturais e processos que minimizem impactos ao meio ambiente, desde a escolha de matérias-primas até o descarte de embalagens, muitas delas recicláveis ou reutilizáveis. A marca usa o selo eureciclo e investe na cadeia de reciclagem.

 

Mantecorp


A Mantecorp Skincare é a marca de Dermocosméticos e Medicamentos do grupo Hypera. Além de oferecer uma rotina de cuidados diários através de dermocosméticos de alta eficácia e tecnologia, a marca procura sempre trazer um impacto positivo para o meio ambiente por meio da parceria com a eureciclo.

 

Creamy


A parceria entre a eureciclo e a Creamy busca promover a sustentabilidade e a economia circular no mercado de cosméticos. A marca é focada em oferecer produtos de cuidados para a pele e cabelo, com ênfase em fórmulas inovadoras e eficazes. A marca se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade e ingredientes de origem natural Ambas as marcas trabalham para reduzir o impacto ambiental e promover práticas responsáveis de descarte e reciclagem no setor de cosméticos.

 

Bioage


Bioage, é uma marca brasileira de cosméticos especializada em cuidados para a pele, focada em tratamentos anti-idade e hidratação. A empresa destaca-se pela utilização de ativos de alta performance, como o ácido hialurônico, e por desenvolver produtos que combinam tecnologia e ingredientes naturais. Comprometida com a sustentabilidade, a Bioage investe em embalagens mais ecológicas e em práticas que minimizem o impacto ambiental por meio da parceria com a eureciclo que garante a compensação ambiental dos resíduos das embalagens pós-consumo.

 

Sallve


Algumas das embalagens da Sallve são produzidas com o polietileno verde, feito a partir da cana-de-açúcar, que captura CO2 durante seu crescimento. As embalagens são 100% recicláveis por meio da parceria com a eureciclo e seguem os princípios da economia circular. A marca também utiliza PET reciclável em algumas embalagens, como o Tônico Renovador e o Bálsamo Demaquilante, destacando o compromisso com a redução de impacto ambiental e a promoção da reciclagem.

 

Simple Organic


A Simple Organic foi a pioneira no setor a conquistar a parceria eureciclo para assegurar o destinamento correto de todas as embalagens pós-consumo. Com essa certificação, a marca adota práticas como o uso de embalagens sem dupla camada de plástico e a facilidade de desmontagem para otimizar a reciclagem. A Simple também implementa logística reversa em suas lojas e utiliza materiais biodegradáveis, como extrusado de milho, para proteger seus produtos, além de garantir a compensação de sua pegada ambiental. 


À medida que o mercado de cosméticos verdes continua a evoluir, espera-se que as empresas do setor adotem práticas mais sustentáveis em todas as etapas da cadeia de produção, desde a obtenção de ingredientes até a embalagem e distribuição dos produtos.



Por, 

Gisele Barros 

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ 

Especialista no Mercado de Fragrâncias 

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria 

Gisele Barros   Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ 

ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
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