top of page

ABIHPEC E APEXBRASIL RENOVAM CONVÊNIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DA CADEIA PRODUTIVA DO SETOR DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS E SEUS CORRELATOS

O Projeto Setorial Beautycare Brazil prevê investimentos totais de R$ 27,8 milhões e terá como foco promover a internacionalização, ampliar as exportações e fortalecer a imagem global da cadeia produtiva do setor brasileiro de HPPC



O Beautycare Brazil (Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), parceria entre a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que há mais de 20 anos atua ampla e continuamente na promoção das empresas brasileiras do setor de HPPC e correlatos em mercados internacionais, acaba de ser renovado. O novo ciclo, referente ao biênio que se inicia em agosto de 2024 e vai até julho de 2026, prevê investimentos totais de R$ 27,8 milhões, considerando R$ 13,7 milhões de recursos da ApexBrasil e R$ 14 milhões de contrapartidas. 


O projeto trabalhará 14 mercados-alvo internacionais, como Estados Unidos, França, Reino Unido, Espanha, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia, dentre outros, sempre com o propósito de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e seus correlatos. As iniciativas são desenvolvidas para preparar as empresas participantes nos temas relacionados ao comércio internacional incluindo ações de preparação, capacitação e promoção comercial (feiras internacionais, projetos compradores, e projeto imagem). 


As empresas participantes poderão contar com diversos produtos e serviços que possibilitam alavancar o crescimento das exportações para toda cadeia de valor do setor de HPPC (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e correlatos em geral). 


Com um olhar inovador, para esta nova etapa, o Beautycare Brazil irá investir recursos para mapeamento e avaliação das atividades de ESG nas indústrias de HPPC, buscando identificar o diferencial competitivo da oferta exportadora brasileira sobre o tema da sustentabilidade. Também como diferencial estratégico e voltado à diversidade, seguirá com o compromisso de fortalecer e estimular empresas com lideranças femininas, consolidando ainda mais a imagem dos produtos brasileiros deste setor mundo a fora. 


“O programa está preparado para atender empresas de todos os Estados brasileiros, dos mais variados perfis empresariais, mas reforça a importância de fomentar a participação de micro e pequenas empresas, assim como o estímulo à inovação, práticas de sustentabilidade, defesa de interesses e posicionamento de marcas”, declara João Carlos Basilio, presidente executivo da ABIHPEC. 


"O Beautycare Brazil tem um papel fundamental no fortalecimento e na manutenção da presença do setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no mercado internacional. Nosso objetivo é garantir o crescimento das empresas nacionais de forma sustentável, com base nos pilares de ESG, conquistando novos mercados e consolidando a imagem do Brasil como um player global relevante", comenta o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 


O ano de 2023 foi especialmente positivo, atingindo um total 125 destinos exportados e crescimento de 21% da base de exportadores em comparação a 2022. O número de empresas interessadas em eventos com foco em negócios foi um grande destaque, alcançando o maior número de participantes em todos os eventos realizados, bem como amplo e relevante apoio de Embaixadas e Consulados brasileiros nas atividades internacionais. 


Para 2024 a expectativa é ainda maior considerando que no primeiro semestre apresentamos o crescimento de 20,8% no valor das exportações em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, destacamos o protagonismo do Beautycare Brazil como principal articulador para realização dos eventos internacionais, apresentando aumento contínuo em número de empresas apoiadas e recorde de participantes em ações do calendário. Eventos que acontecerão no segundo semestre desse ano somam recordes de expositores no pavilhão brasileiro: Beautyworld Middle East (Dubai, EAU - de 28 a 30 de outubro) com 76 empresas inscritas; in-cosmetics Asia (Tailândia, Bangkok – de 5 a 7 de novembro) com 3 empresas e Cosmoprof Índia (Índia, Mumbai - de 5 a 7 de dezembro), que terá a primeira participação de um pavilhão Brasil, já com 23 expositores. 


“Temos o desafio de aumentar os números e resultados alcançados, direcionando todos os esforços para continuidade no atendimento de empresas de todas as regiões do Brasil, de diferentes portes e maturidades exportadoras, assim como fortalecer as parcerias institucionais, consolidando o Projeto Setorial Beautycare Brazil como o mais relevante Programa de apoio à internacionalização de empresas brasileiras para o setor HPPC e correlatos”, diz Gueisa Silvério, gerente de negócios internacionais da ABIHPEC. 


Saiba mais e conheça a agenda das iniciativas e eventos internacionais no site do projeto www.beautycarebrazil.org.br.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


コメント


bottom of page